API de Segurança e Armazenamento de uma Arquitetura Multibiométrica para Controle de Acesso com Autenticação Contínua. / Security and Persistence APIs of a Multi-biometric Access Control Architecture for Continuous Authentication.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

16/09/2011

RESUMO

Um sistema biométrico que empregue uma única peculiaridade ou traço característico é restrito. Esta limitação pode ser suavizada pela fusão dos dados apresentados por múltiplas fontes. Um sistema que consolida a evidência apresentada por múltiplas fontes biométricas é conhecido como um sistema multibiométrico. Nesse contexto, este trabalho propõe a interface de aplicação (API) de segurança e armazenamento de uma arquitetura multibiométrica, com habilidade de empregar uma ou mais modalidades biométricas. Em aplicações de controle de acesso, um usuário pode ser coagido a se autenticar para permitir um acesso indevido. Como alternativa para este problema, a API utiliza um processo de autenticação contínua, que verifica se o usuário que se identificou no início de uma aplicação de software ainda está apto a continuar no sistema, sem interferências humanas ou paralisações do processo. Grande parte da literatura sobre projeto de sistemas biométricos tem o foco nas taxas de erro do sistema e na simplificação de equações. No entanto, também é importante que se tenha uma base sólida para progressos futuros no momento em que os processos e a arquitetura da nova aplicação biométrica estiverem sendo projetados. Neste sentido, a arquitetura projetada permitiu a construção de uma API bem definida para sistemas multibiométricos, que deverá auxiliar os desenvolvedores a padronizar, entre outras coisas, sua estrutura de dados, de forma a possibilitar e facilitar a fusão de modelos biométricos e a interoperabilidade. Deste modo, a API de segurança e armazenamento desenvolvida suporta uma arquitetura multibiométrica de controle de acesso para autenticação contínua extensível, isto é, capaz de receber novas características e processos biométricos com facilidade, permitindo, ainda, o uso de um mecanismo de segurança de templates biométricos. A API foi projetada e implementada. Sua demonstração foi feita através de uma aplicação protótipo, por meio da qual foi possível realizar os testes.

ASSUNTO(S)

software architecture template security segurança de templates arquitetura de software autenticação contínua controle de acesso multimodalidade biometria multibiometria ciencia da computacao multimodality biometrics multi-biometrics access control continuous authentication

Documentos Relacionados