Annus Brasilis : uma visão escatológica do paraíso / Annus Brasilis : an escathological vision of paradise

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

Ánnus Brasilis trata da temática da mitologia de origem do Brasil e suas ressonâncias no processo histórico e filosófico em que se estabeleceram as utopias humanistas no decorrer dos últimos séculos. A luz da história do cinema nacional narrada a partir de fragmentos e cenas memoráveis nas janelas-telas dos meios de transportes, e da análise de referências diversas na conformação de um possível caráter nacional, resulta um roteiro de referências em forma de storyboard. As locações: uma Nau, um Trem, um Avião. Metáforas da viagem ao Novo Mundo utópico em tempos de transportes e transmissões diversos: Á Renascença quando teria sido cunhado o termo utopia, o melhor lugar que não existe, e que teria nascido a partir de visões e desejos de retomo ao paraíso perdido, fruto de uma crítica ao processo cívilizatório. Á Modernidade, onde o deslumbramento com as luzes e a cinética alucinada nos trilhos que levariam a humanidade a estabelecer novos paradigmas dentro das relações sociais e de produção, resultando em revoluções calcadas em filosofias inspiradas nos relatos dos navegantes acerca de uma certa ilha em formato de meia lua, que segundo Américo Vespúcio, tratar-se-ia da ilha de Fernando de Noronha. Esta ilha, habitada por selvagens naturalmente organizados, teria servido de inspiração a Thomas Moras, que então escreveria a obra Utopia, refletindo o anseio de uma sociedade igualitária livre dos vícios da civilização. O Tempo Presente, redimensionando a partir da evolução tecno-científica, o desdobramento das utopias no tempo-espaço cibernético. A pesquisa revela a importância do cinema na formação da identidade nacional e dos ideais utópicos.

ASSUNTO(S)

mitologia brasileira cinema identidade paraiso brazilian mithology paradise identity

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