Anatomia de um Móvel Moderno: algumas questões em torno do Mobiliário da Casa Modernista, de Gregori Warchavchik
AUTOR(ES)
Simioni, Ana Paula Cavalcanti
FONTE
ARS (São Paulo)
DATA DE PUBLICAÇÃO
2012-12
RESUMO
A afirmação da estética modernista no Brasil perpassa diversas práticas artísticas, entre elas o da decoração de interiores. De um modo geral, o protagonismo na introdução do design modernista no Brasil é atribuído ao suíço John Graz e ao ucraniano Gregori Warchavchik, dois imigrantes aportados no país em inícios da década de 19202. Sem contestar o papel que ambos desempenharam para a promoção de uma atualização do design de interiores, o presente artigo pretende analisar o mobiliário concebido por Gregori Warchavchik para a Casa Modernista procurando mostrar que esse, em sua materialidade, apresenta contradições que transparecem os impasses então vivenciados entre um certo ideário modernista almejado e as práticas concretas possíveis para sua realização na cidade de São Paulo em inícios do século XX.
ASSUNTO(S)
gregori warchavchik mobiliário modernismo casa modernista
Documentos Relacionados
- Ruptura e construção: Gregori Warchavchik, 1917-1927
- O olhar contemporâneo na releitura do moderno: A lição de anatomia do temível Dr. Louison
- Feminismos transnacionais descoloniais: Algumas questões em torno da colonialidade nos feminismos
- Tropicalismo e (in)disciplina: Gregori Warchavchik e Wladimiro Acosta
- Melancolia do moderno: móveis esquecidos de Sergio Rodrigues