Analysis of the procedures of management assessment used by "Sistema Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - Hospital das Clínicas (FMUSP/HC) / Análise da avaliação da gestão das unidades do Sistema Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo / Hospital das Clinicas - FMUSP/HC

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Introdução - É realizada uma reflexão sobre o significado das palavras avaliação e gestão e sua contextualização em um complexo hospitalar e faculdade de medicina. Analisa-se a contribuição para o aprimoramento contínuo da qualidade de serviços de saúde por meio de processo sistemático de avaliação da gestão, em que são apontados pontos fortes e oportunidades de melhoria. Objetivo - Analisar o processo interno de avaliação da gestão utilizado pelo Sistema Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - Hospital das Clínicas (FMUSP/HC) no período de 2003 a 2006. Método - A avaliação interna da gestão é realizada anualmente, baseada nos fundamentos da excelência do Prêmio Nacional da Qualidade em sua versão para a saúde: Prêmio Nacional da Gestão em Saúde. Foram analisadas as pontuações obtidas nos oito critérios, a saber: liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informação e conhecimento, pessoas, processos e resultados. Por se tratar de um Sistema que utiliza o mesmo modelo de avaliação da gestão, os dados foram analisados em conjunto, não individualizando cada uma das dez Unidades que compõem o Sistema FMUSP/HC (oito hospitais de alta complexidade, uma unidade de reabilitação e a faculdade de medicina). Foi utilizada a correlação de postos de Spearman para avaliar as correlações entre os critérios referentes a processos e respectivos resultados e o teste não paramétrico de Friedman para análise longitudinal no período de quatro anos. Resultados - Na análise longitudinal o critério resultados apresentou evolução com alteração significativa: p <0,001; o critério liderança apresentou uma tendência favorável (p=0,056) e o critério estratégias e planos uma evolução significativa (p=0,030). Os critérios liderança e estratégias e planos não apresentaram correlação com o critério resultados. Observou-se uma correlação positiva e significativa entre as pontuações obtidas nos processos relativos a clientes, financeiros e fornecedores e seus respectivos resultados. Não houve correlação entre as pontuações obtidas nos processos relativos a produtos, pessoas, sociedade e de apoio com seus respectivos resultados. Conclusão - houve uma melhoria significativa na pontuação do critério resultados da avaliação da gestão como um todo no Sistema FMUSP/HC, no período de 2003 a 2006. Foi evidenciada uma correlação significativa com as pontuações obtidas nos critérios clientes, fornecedores e processos financeiros e respectivos resultados. Apesar das pontuações obtidas nos critérios liderança e estratégias e planos apresentarem uma evolução favorável, os métodos existentes avaliam os atributos de um objeto e não o objeto em si. Contudo, o processo de avaliação contribui para homogeneizar a linguagem na organização, manter as pessoas estimuladas em suas atividades rotineiras e é coadjuvante na promoção de mudanças organizacionais em um sistema acadêmico de saúde, composto por um complexo hospitalar e uma faculdade de medicina.

ASSUNTO(S)

"prêmio nacional da gestão em saúde" [national prize in health] prêmio nacional da gestão em saúde (pngs) avaliação compromisso com a qualidade hospitalar (cqh) quality hospital commitment (cqh)

Documentos Relacionados