Analysis of the implementation of a permanent committee for improvement of working conditions in a public health institution. / Análise do processo de implementação de um comitê de melhorias das condições de trabalho em uma instituição pública de saúde.
AUTOR(ES)
Andréa Geiger Neiva
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
02/02/2012
RESUMO
Nesta dissertação analisa-se, através da metodologia de pesquisa-ação, a implantação, entre os anos de 2007 e 2010, de um comitê de melhorias das condições de trabalho e saúde dos trabalhadores, ancorado na ergonomia da atividade e que tinha por objetivo modificar políticas e processos de um hospital escola público do Estado de São Paulo. Os objetivos deste estudo são de identificar que fatores facilitam e quais dificultam a implementação de um comitê permanente de melhorias das condições de trabalho ancorado na abordagem da ergonomia da atividade em uma instituição pública de saúde e quais elementos são necessários para sua permanência. Para alcançar estes objetivos, o presente estudo foi desenvolvido com base no referencial teórico da ergonomia da atividade, da vigilância epidemiológica e de pesquisas realizadas sobre a implantação de comitês de ergonomia. Os resultados obtidos são então comparados com os encontrados por outros estudos descritos na literatura e demonstra-se a importância de previamente definir claramente os objetivos e o papel do comitê e também suas relações com outras instâncias da instituição. Mostra-se ainda, a necessidade de que o comitê disponha de autoridade para tomar decisões e que seja composto por executivos de níveis hierárquicos elevados e também por funcionários do nível operacional para o desenvolvimento de novos processos e políticas que leve em consideração as atividades reais de trabalho. Neste sentido, foi evidenciado, a necessidade da real apropriação da abordagem ergonômica pelos níveis de decisão de forma a inserir critérios ergonômicos nas linhas estratégicas da instituição. Foi também demonstrado, a necessidade de incentivar os funcionários através da informação constante das atividades já realizadas pelo comitê e da demonstração do apoio por parte da superintendência. Apresentam-se igualmente nesta dissertação, uma análise da condição política e pública da instituição e sua influência na implementação do comitê, os limites da presente pesquisa e perguntas que acreditamos serem relevantes para futuros desenvolvimentos.
ASSUNTO(S)
comitê de empresas ergonomia ergonomic s committee ergonomics occupational health saúde ocupacional
Documentos Relacionados
- Effect of the Implementation of the Systematization of the Nursing Assistance on the Nurses of an Institution of Public Health
- Avaliação das condições de saúde de idosos residentes em instituição de longa permanência
- Um ciclo de vida de projetos de melhoria de processos em instituição financeira.
- Condições de trabalho de ambiente cirúrgico e a saúde dos trabalhadores de enfermagem
- ANÁLISE DE RISCOS OCUPACIONAIS PARA IMPLEMENTAÇÃO DE MELHORIAS EM CLÍNICA RENAL DA REGIÃO CENTRAL - RS