Análises moleculares em Melipona rufiventris e Melipona mondury (Hymenoptera: Apidae) / Molecular analysis in Melipona rufiventris and Melipona mondury (Hymenoptera: Apidae)
AUTOR(ES)
Denilce Meneses Lopes
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008
RESUMO
Melipona mondury e M. rufiventris são duas espécies de abelhas indígenas sem ferrão morfologicamente bastante semelhantes. Estudos realizados com essas espécies utilizando diferentes tipos de marcadores moleculares mostraram baixa variabilidade genética. Além disso, populações de algumas regiões possuem características que sugerem que mais de uma espécie está recebendo o mesmo nome científico. Neste trabalho procurou-se otimizar ferramentas que pudessem ser utilizadas em estudos populacionais e evolutivos das duas espécies supracitadas, bem como de outras espécies de abelhas. Para isto, foram (1) desenhados primers microssatélites para Melipona mondury e M. rufiventris os quais foram também avaliados em outras espécies de meliponíneos, (2) foram comparados os niveis de polimorfismo encontrado utilizando primers específicos e primers heterólogos, (3) o gene do citocromo B foi parcialmente amplificado e a seqüência do mesmo foi comparada em populações das duas espécies e (4) padronizado um protocolo de citometria de fluxo, para determinação do conteúdo de DNA de abelhas e aplicação do mesmo em M. rufiventris, M. mondury e Scaptotrigona xantotricha. Utilizando-se a técnica de ISSR foram desenhados 10 primers microssatélites para M. rufiventris e 11 para M. mondury e a diversidade genética nessas espécies foi estimada utilizando esses primers e os valores encontrados foram H = 0,47 e H = 0,38, respectivamente. Estes valores são superiores àqueles observados em amplificações nas quais se utilizaram primers desenhados para M. bicolor (H = 0,16 e H = 0,18 para M. mondury e M. rufiventris, respectivamente). Na análise de seqüências do citocromo B encontraram-se onze haplótipos que permitiram a separação de dois grupos distintos, evidenciando a existência de mais de uma espécie nas localidades estudadas. Por fim, a metodologia padronizada para determinação do conteúdo de DNA de abelhas forneceu histogramas, com valores de coeficiente de variação de 2,87 a 4,14%, o que demonstra a utilidade da mesma em estudos envolvendo abelhas. Os valores de conteúdo de DNA 1C encontrados para fêmeas de M. rufiventris, M. mondury e S. xantotricha foram C = 0.93 pg, C = 0,95 pg e C = 0,44 pg, respectivamente, o que demonstra que o tamanho do genoma das duas espécies de Melipona foi cerca de duas vezes maior que o de S. xantotricha. Esta variação pode refletir diferenças na estrutura genômica das espécies analisadas. Entretanto, estudos adicionais deverão ser realizados no sentido de estudar o genoma de outras espécies de Melipona, bem como de outros gêneros de abelhas sem ferrão, a fim de verificar os processos envolvidos na expansão e/ou contração de seus genomas.
ASSUNTO(S)
citometria de fluxo biologia geral cytb hymenoptera microsatellites hymenoptera microssatélites cytb flow cytometry
Documentos Relacionados
- Diferenciação genética entre Melipona mondury, Smith 1863, Melipona rufiventris, Lepeletier, 1836 e Melipona sp. (Hymenoptera, Apidae) no estado de Minas Gerais, Brasil, utilizando marcadores ISSR
- Cytogenetic characterization of Melipona rufiventris Lepeletier 1836 and Melipona mondury Smith 1863 (Hymenoptera, Apidae) by C banding and fluorochromes staining
- Genetic structure of Melipona capixaba Moure e Camargo, 1994 (Hymenoptera: Apidae)
- Comparative study on the use of specific and heterologous microsatellite primers in the stingless bees Melipona rufiventris and M. mondury (Hymenoptera, Apidae)
- Insecticide toxicity to the bees Melipona quadrifasciata and Apis mellifera (Hymenoptera: Apidae)