Análise geoambiental de áreas de risco a escorregamentos nos loteamentos do Recreio São Jorge e Novo Recreio, município de Guarulhos - SP.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

A análise geoambiental proposta nesta pesquisa foi realizada no município de Guarulhos, nos loteamentos Recreio São Jorge e Novo Recreio, numa área de microbacia onde o uso do solo é irregular, ilegal e ambientalmente inadequado. Trata-se da problemática ambiental de áreas de risco sujeitas ao processo geodinâmico de escorregamentos. O objetivo principal foi a identificação de áreas de risco a escorregamentos, por meio de análise geoambiental para identificar os seus condicionantes e causas. A partir da identificação dos principais condicionantes, foi possível elaborar um modelo fenomenológico. Este modelo destaca como principais condicionantes: a declividade maior do que 60%, ou inclinações superiores a 30, o substrato geológico de rochas metassedimentares e as formas inadequadas de uso do solo com a execução de cortes e aterros. Como produto da análise geoambiental, foi gerado o mapa de declividade como base para elaboração do mapa de suscetibilidade. O cruzamento do mapa de suscetibilidade com o mapa de uso do solo indicou as áreas com risco geológico. O produto final foi a elaboração do mapa síntese de zoneamento de risco e de suscetibilidade a escorregamentos na microbacia. Este mapa constitui um subsídio para ações de planejamento urbano e intervenção ambiental por parte da Prefeitura de Guarulhos, SP, Brasil.

ASSUNTO(S)

suscetibilidade guarulhos geoenvironmental analysis guarulhos, análise geoambiental geologia ambiental inappropriate soil use zoneamento de risco. uso do solo inadequado susceptibility microbacia escorregamentos micro river basin landslides risk zoning.

Documentos Relacionados