AnÃlise Economica da resposta do cajueiro anao precoce BRS 189 aos fatores de produÃao agua e adubo potÃssico / Economic analysis of the culture of the BRS 189 dwarf cashew as a function of water volume and potassium mass supplied

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

10/04/2010

RESUMO

Para sucesso da exploraÃÃo agrÃcola à necessÃrio incrementar tÃcnicas de cultivo e manejo da cultura do cajueiro para que assegure uma produÃÃo eficiente e de qualidade. O uso da funÃÃo de produÃÃo permite a obtenÃÃo de planos Ãtimos de cultivo com base nos nÃveis de Ãgua e adubo. Baseado nessas premissas, esse trabalho teve como objetivo obter e analisar sob o aspecto econÃmico a resposta do clone do cajueiro anÃo precoce BRS 189 aos fatores de produÃÃo Ãgua e adubo potÃssico. O experimento foi conduzido no nÃcleo D do PerÃmetro Irrigado Curu â Pentecoste, CearÃ, de junho a dezembro de 2009. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso no esquema de parcelas subdivididas, composto de quatro tratamentos primÃrios nas parcelas e quatro tratamentos secundÃrios nas subparcelas. Os tratamentos primÃrios corresponderam a 25, 50 100 e 200% da lÃmina evapotranspirada da cultura, estimada atravÃs do tanque classe A, e os tratamentos secundÃrios referentes Ãs doses de K2O 0, 50, 100 e 200 g planta-1ano-1. O pomar de cajueiro foi instalado em 2005 sendo essa pesquisa realizada no quarto ano, Ãpoca em que a cultura atinge seu potencial de produÃÃo. O clone utilizado foi espaÃado de 7,0 m x 7,0 m irrigado por um sistema de irrigaÃÃo por microaspersÃo. As anÃlises constaram em duas etapas: CaracterÃsticas pÃs-colheita (sÃlidos solÃveis totais - SST, peso mÃdio, comprimento mÃdio e diÃmetro mÃdio do pedÃnculo) e anÃlise quantitativa (produtividade do pedÃnculo e castanha). Os resultados permitiram as seguintes conclusÃes: O fator de produÃÃo potÃssio apresentou influÃncia significativa em nÃvel de 5% para os caracteres pÃs-colheita do caju. Com exceÃÃo da variÃvel peso mÃdio do fruto que apresentou influÃncia significativa em nÃvel de 1% para o fator de produÃÃo Ãgua. A mÃxima produtividade fÃsica observada, de 6.665,7 kg ha-1 foi obtida com o tratamento W3K3, referente a 100% da evapotranspiraÃÃo mÃxima da cultura e 200 g planta-1ano-1 de K2O ou 40,8 kg ha-1ano-1. A produtividade mÃxima estimada (7.600,9 kg ha-1) correspondeu a uma necessidade de Ãgua superior em 14,5% ao tratamento W3 (100% de ETc) e 140,5 g planta-1 ano-1 de K2O, valor este igual ao recomendado pela anÃlise de solo. O nÃvel de Ãgua economicamente Ãtimo està 4,5% abaixo do nÃvel de Ãgua observado que proporcionou a mÃxima produtividade. Jà a produtividade econÃmica à inferior em apenas 1,4% à produtividade estimada pelo modelo estatÃstico, e proporciona uma economia de Ãgua de 15,5% comparativamente ao nÃvel de Ãgua estimado pelo modelo para mÃxima produtividade fÃsica.

ASSUNTO(S)

cashew tree production function economic analysis. irrigacao e drenagem cajueiro anÃo funÃÃo de produÃÃo anÃlise econÃmica.

Documentos Relacionados