ANÁLISE DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO VITÍCOLA FAMILIAR, ORGÂNICO E CONVENCIONAL, NA SERRA GAÚCHA (RS) / ANALYSIS OF FAMILY WINE PRODUCTION SYSTEMS, ORGANIC AND CONVENTIONAL, IN SERRA GAÚCHA (RS)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/08/2011

RESUMO

As estratégias de desenvolvimento rural, associadas ao debate sobre agricultura familiar, têm destacado formas alternativas de produção agrícola para os territórios agrários do Rio Grande do Sul, que são contemplados por extensa diversidade de sistemas de produção. Na Região Serrana, é significativa a produção de uva, com base orgânica, bem como convencional. Embora os sistemas coexistam, eles apresentam características peculiares ao modus operandi dos produtores rurais. As decisões são basicamente orientadas por objetivos estratégicos e dependentes das potencialidades e limitações das organizações para trazer benefícios e a minimização das incertezas. Destarte, a pesquisa visa identificar qual dos sistemas de produção apresenta o melhor resultado econômico, uma vez que ele pode influenciar na adoção de um ou outro sistema. Para tanto, a pesquisa possui abordagem quantitativa e de natureza indutiva, delineada pelo método aplicado com objetivos exploratórios e procedimentos de levantamento de informações, através de entrevista semiestruturada. Operacionalmente, foram caracterizados os diferentes sistemas de produção por meio da análise descritiva e comparação de médias. As médias analisadas ilustraram que as variáveis de resultado do sistema de produção orgânico são menores que as mesmas médias do sistema convencional. Considerando a classificação dos custos, evidenciou-se um comportamento semelhante na distribuição das despesas nos dois sistemas produtivos, sendo que as maiores despesas concentram-se nos custos fixos, com significativa representatividade da mão-de-obra familiar. Nos custos variáveis, o uso de fungicida, fertilizante e corretivo colabora para o aumento do custo total. Ademais, o teste t-independente indicou que para os custos fixos, custos variáveis, custo operacional, custo total e renda bruta total não há diferenças significativas entre os sistemas. Todavia, o mesmo teste revelou diferenças significativas entre as margens brutas, rendas operacionais agrícolas e margens líquidas dos dois sistemas produtivos. Apesar da composição dos custos apresentarem dinâmicas similares, no sistema convencional a renda bruta, total e operacional são maiores que no sistema orgânico. O mesmo acontece com a margem líquida, ainda que seja negativa, indicando uma possível descapitalização dos sistemas produtivos, no longo prazo. Devido às particularidades da produção agropecuária, o processo de tomada de decisão sobre o quanto, o que e como produzir é condicionado pela disponibilidade de recursos, pelos objetivos econômicofinanceiros e pelas implicações destas ações no bem-estar dos membros da família. Portanto, identificar a condição mais próxima do ideal que condicione o agricultor adotar um ou outro sistema produtivo pode ser um dos desafios dos pesquisadores do setor.

ASSUNTO(S)

tomada de decisão produção convencional produção orgânica produção vitícola extensao rural wine production organic production conventional production decision making

Documentos Relacionados