ANÁLISE DOS ELEMENTOS QUALIFICADORES DO PROCESSO DE CUIDADO DA ENFERMEIRA EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL / ANALYSIS OF THE ELEMENTS OF QUALIFIERS PROCESS OF CARE NURSE IN NEONATAL INTENSIVE CARE UNIT

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

27/01/2011

RESUMO

A enfermagem tem se preocupado em delimitar seu campo específico de conhecimento e, conseqüentemente, de atuação, como forma de construir sua maneira particular de cuidado, a partir de um corpo de conhecimento distinto na área de saúde. Objetivou-se descrever o processo de cuidado do enfermeiro em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Estudo descritivo, de abordagem quantitativa baseada na aplicação de um formulário tipo check list adaptado e na aplicação de um questionário junto a doze enfermeiras de uma UTIN em um hospital público estadual do Ceará, durante 392 horas de observação sistemática. Em relação à caracterização das enfermeiras observou-se que as doze enfermeiras pesquisadas eram do sexo feminino (100%), com média de idade de 35,25 anos, tempo médio de formação de 10,92 anos, 11 possuíam titulo de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização (91,7%), predominantemente em Enfermagem em Neonatologia (25%) e Administração Hospitalar (16,7%), média de atuação em ambiente hospitalar de 9,67 anos, atuantes em Enfermagem em Neonatologia há, em média, 9,17 anos, sete (58,3%) não possuíam qualificação para a Inserção do Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP) e, verificou-se, ainda, baixa participação em eventos científicos da área, nos últimos 12 meses. Quanto a distribuição da freqüência de atividades realizadas na UTIN, segundo o relato das enfermeiras, observou-se que as atividades assistenciais receberam escores maiores do que as atividades administrativas e de educação. Os dados da observação sistemática evidenciaram um total de 1323 atividades (100%), das quais 596 assistenciais (45,05%), 529 administrativas (39,99%) e 198 educativas (14,97%). O processo de trabalho das enfermeiras foca-se nas atividades assistenciais e, principalmente, em torno de cuidados relativos à manutenção e monitoramento das funções corporais dos recém-nascidos. As atividades educativas estavam presentes, porém, em menor proporção, desfavorecendo o papel da enfermeira como educadora em ambiente intensivo neonatal. Acredita-se que a reorganização do processo de cuidar do enfermeiro em UTIN contemplando atividades assistenciais, (re)distribuindo ações administrativas ou que não são de sua competência para outros profissionais, poder-se-ia abrir espaços para o envolvimento do enfermeiro em atividades educativas, que favorecem o cuidado clínico e interdisciplinar.

ASSUNTO(S)

enfermagem neonatal papel do profissional de enfermagem cuidados de enfermagem criança hospitalizada. enfermagem neonatal nursing nursing care child hospitalized.

Documentos Relacionados