Análise dos efeitos da voz em contexto de locução publicitária: um estudo de caso

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

24/05/2012

RESUMO

Esta tese tem como objetivo investigar a construção da expressividade oral em peças publicitárias a partir da análise do trabalho de um locutor profissional renomado que atua em inúmeras campanhas publicitárias no país. Apresenta-se, portanto, em forma de estudo de caso. O corpus desta pesquisa é constituído por gravações de três peças publicitárias institucionais que promovem diferentes gêneros de serviços e produtos e são, assim, distribuídas: peça Bradesco, que divulga a empresa e um de seus produtos seguro de vida; peça Nokia, que divulga uma marca de aparelho celular; e peça Volkswagen, que divulga uma marca de automóveis. Todas as peças são acompanhadas de trilha sonora. Nesta pesquisa, conjugamos três tipos de análises: a análise acústica, realizada com apoio do programa de análise de fala PRAAT, a análise perceptiva e a análise da cena discursiva. A análise acústica compreende o estudo da duração das pausas silenciosas empregadas na locução das três peças publicitárias analisadas. A análise perceptiva engloba, em primeiro lugar, a identificação das proeminências empregadas pelo locutor; em segundo, o julgamento por 121 sujeitos, de três classes sócio-econômicas distintas, a respeito das impressões causadas pelo trabalho de interpretação oral do locutor com base na avaliação de descritores escolhidos para compor um protocolo do diferencial semântico; em terceiro, a avaliação da qualidade e dinâmica de voz por um grupo de 04 juízes treinados na aplicação do protocolo VPAS-PB (2008). A análise da cena discursiva seguiu a linha teórica da análise do discurso francesa (MAINGUENEAU, 2001; 2002; 2008). Os resultados obtidos por meio da análise acústica do estudo da duração das pausas silenciosas mostraram que a pausa é utilizada pelo locutor para destacar informações tanto quanto para simular um contexto interativo, em que o público emerge como interlocutor. Constatamos que a pausa empregada com maior produtividade em sua interpretação é de natureza delimitativa, a qual contribui no modo de o locutor pautar a mensagem. As pausas de natureza expressiva, por outro lado, intensificam o sentido de algumas palavras, e as pausas discursivas são empregadas ao final de cada uma das partes que compõe a mensagem, chamada apresentação-argumentação/apelação. Os resultados da análise perceptiva, que englobou o estudo das proeminências, mostraram que os termos aos quais o locutor atribui proeminência são escolhidos por sua importância diante do contexto e recaem em palavras de conteúdo. Os resultados obtidos no julgamento dos descritores do protocolo do diferencial semântico mostraram que o locutor consegue obter respostas semelhantes nos três grupos sócio-econômicos participantes do estudo e que o descritor convencimento é o melhor avaliado por todos os grupos, independentemente do produto veiculado. Os resultados obtidos na avaliação da qualidade e dinâmica de voz mostraram que os ajustes de qualidade de voz mais frequentemente identificados na locução das três peças foram: laringe abaixada e expansão faríngea. Esses são os ajustes de longo termo que caracterizam a voz do locutor. A laringe abaixada aumenta a extensão do trato vocal e, consequentemente, reforça os componentes de freqüência baixa e a percepção de tom grave. Em termos de expressividade, o tom grave é geralmente correlacionado a poder e força (RECTOR; COTES, 2005; CAMPOS; SALGADO, 2010; KNAPP; HALL, 2010). O ajuste de expansão faríngea, que evita a produção de constrições faríngeas, foi usado produtivamente pelo locutor e a voz produzida com esse ajuste apresenta efeito impressivo de agradabilidade. Em relação aos aspectos dinâmicos, a taxa de elocução e as alterações de pitch contribuíram para promover os efeitos de sentido e prender a atenção do ouvinte. Os resultados da análise da cena discursiva mostraram que o modo como a cenografia é criada atua para envolver o público-alvo e que a validação da mensagem ocorre por meio da identificação do público com anúncio e pelo ethos construído por meio da enunciação do locutor. O impacto que a interpretação das peças publicitárias provocada pelo locutor resulta não apenas das características de sua qualidade de voz, mas, também, do emprego de características prosódicas que coadunam simbolismo sonoro a efeitos de sentido

ASSUNTO(S)

linguistica aplicada expressividade da fala locução publicitária fonoestilística interpretação oral linguagem e comunicação expressiveness in speech advertising speech phonostylistics oral interpretation language and communication

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