Análise de terpenóides de espécies de Croton sect. Lamprocroton (Mull. Arg.) Pax (Euphorbiaceae) / Terpenoid analysis of species of Croton sect Lamprocroton (Mull. Arg.) Pax. (Euphorbiaceae)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

16/09/2011

RESUMO

Croton é um gênero gigante de Euphorbiaceae com cerca de 1.300 espécies distribuídas em regiões tropicais e subtropicais da América, África, Ásia e Austrália. O Brasil é um importante centro de diversificação da espécie, com mais de 350 espécies descritas, sendo muitas endêmicas. Muitas espécies são utilizadas como plantas medicinais pelas populações locais, para o tratamento de diversos males, como câncer, diabetes, febre, hipercolesterolemia, hipertensão, entre outros. Mesmo assim, a maioria das espécies não apresenta estudo fitoquímico para determinação de atividades biológicas. Na bibliografia consultada terpenóides se apresentaram como compostos predominantes em Croton. O presente estudo foi realizado com a análise de óleos voláteis e de extratos metanólicos de folhas e caules de 10 amostras de Croton seção Lamprocroton Todas as espécies do estudo têm descrição química inédita. Foram identificados 44 compostos de óleos voláteis por CG/EM, sendo 14 monoterpenos e 30 sesquiterpenos. Alguns compostos oxigenados, importantes do ponto de vista de atividade biológica, ocorreram em altas concentrações, como 1,8-cineol (C. ericoides: 24,1%; C.linearifolius: 26,9%; C. muellerianus: 23,9%), linalol (C. dusenii: 18,2%), bisabolol (C. ceanothifolius: 49,9%), 1-isopropil-7-metil-4-metileno-1,3,4,6,8-hexa-hidro-2H-naftalen-4-ol (C. linearifolius: 25,2%; C. pallidulus var. pallidulus: 23,6%). Já no extrato metanólico foram identificados por CG/EM 15 diterpenos, 9 triterpenos e 13 esteróides. Grupo de metabólito secundário mais caracteristico de Croton, foram detectados 3 diterpenos de cadeia aberta (fitol, hexadecatetraenol e furanona), um diterpeno alcoólico (retinol), além de diterpenos com esqueleto tipo labdano, caurano, clerodano e podocarpano. Os dois clerodanos foram identificados com estrutura similar à trans-desidrocrotonina, composto com alto potencial farmacológico. Os podocarpanos até então registrados em apenas duas espécies de Croton foram comuns à Croton seção Lamprocroton, sendo identificados podocarp-7-en-3-ona 13β-metil-13-vinil, podocarp-7,8-diien-3-ona-13-acetoxi, ácido podocarpa-7,13-dien-15-óico e metil-13(2-metoxi-2-oxoetildeno)-14-metil-7-oxopodocarpan-15-oato, distribuídos em 5 espécies. Os triterpenos e esteróides apresentaram alta diversidade e foram detectados para todas as espécies do estudo, com especial atenção para os triterpenos α-amirina, lupeol e lupenona; e os esteróides β e γ-sitosterol, pelas altas concentrações e pelo potencial farmacológico. Os dados obtidos possibilitaram listagem de compostos e atividades com sugestões de direcionamento para futuros testes e desenvolvimentos farmacológicos.

ASSUNTO(S)

essential oi euphorbiaceae euphorbiaceae lamprocroton lamprocroton Óleos voláteis podocarpanos podocarpans diterpenes diterpenos croton croton

Documentos Relacionados