Análise de sistema de distribuição de água real no sul de Minas Gerais com o uso de sistema de informação geográfica
AUTOR(ES)
Freitas, Cláudio Lindenberg de; Silva, Fernando das Graças Braga da; Silva, Alex Takeo Yasumura Lima; Barbedo, Matheus David Guimarães
FONTE
Engenharia Sanitaria e Ambiental
DATA DE PUBLICAÇÃO
2022
RESUMO
RESUMO As perdas físicas de água em uma rede de distribuição podem ser causadas pelo excesso de pressão na rede, erroneamente associada a bom atendimento. Assim, é necessário não apenas reduzir o excesso de pressão, mas também saber onde ocorrem as perdas para providenciar soluções. O uso de ferramentas, como o Sistema de Informações Geográficas, e as simulações computacionais da rede são essenciais para a redução de perdas. Foi então realizado o estudo de uma rede real de distribuição de água em uma região montanhosa do sul de Minas Gerais, por meio do levantamento do setor a ser estudado, com o uso desse sistema de informações, e então feitas três simulações com o uso do software Epanet 2.0, sendo uma delas o cenário-base de referência para comparação com os cenários onde se realizaram melhorias. Depois, foram feitos mapas com o uso de do mesmo sistema informacional para levantamento das pressões e das mudanças realizadas na rede. Também foi feita uma projeção populacional no horizonte de 20 anos, tomando como partida o ano de 2020, para verificar se os indicadores de eficiência energética decairiam ao longo do tempo, com o aumento da população. Assim, os resultados dos três cenários (base, 32 e 35) foram 57,4, 48,2 e 46,6%, respectivamente, indicando redução de perdas conforme a redução da pressão nos cenários, e os indicadores de eficiência energética mostraram uma queda ao longo do horizonte estudado, contudo aceitáveis. Conclui-se que o uso desse sistema aplicado à rede de distribuição de água contribuiu para as análises com vistas à redução das perdas reais e de eficiência hídrica e energética em redes de distribuição de água.
Documentos Relacionados
- Distribuição geográfica da infertilidade masculina no Estado de Minas Gerais
- Distribuição geográfica, conservação e uso de variedades silvestres de Gossypium SPP. no Distrito Federal E Noroeste de Minas Gerais.
- Sistema de informação geográfica para realização de consultas a dados relacionados a cafeicultura de Minas Gerais.
- Sistema de informação geográfica para realização de consultas a dados relacionados a cafeicultura de Minas Gerais.
- Distribuição espacial da hanseníase no município de Mossoró/RN, utilizando o Sistema de Informação Geográfica - SIG