Análise de populações de Sclerotinia sclerotiorum em cultura de feijoeiro através de marcadores SSR. / Analysis of populations of Sclerotinia sclerotiorum in bean cultivation by SSR markers.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

30/09/2009

RESUMO

Foram coletados 79 isolados de S. sclerotiorum, sob sistemas de irrigação por pivô central, provenientes da região do entorno de Brasília DF, divididos em 4 populações (S2, S3, A e M) e analisados, quanto a sua variabilidade intra e interpopulações utilizando marcadores moleculares baseados em microssatélites. Foram utilizados 10 conjuntos de oligonucleotídeos e o produto de amplificação desses marcadores foram separados em géis de poliacrilamida e corados com nitrato de prata. Um total de 102 alelos foram identificados, sendo que a quantidade de alelos variou de 6 a 18 por lócus e a diversidade alélica variou de 65% a 91%. A variabilidade entre as populações foi de 28.79% (Fst = 28793) e a variabilidade dentro das populações foi de 71.21%. O índice de similaridade de Jaccard indicou que as populações S2 e A são as populações geneticamente mais próximas, a população S3 apresentou um índice de similaridade de 0.44 em relação as populações S2 e A e a população M proveniente de vários sítios de coleta foi considerada a população geneticamente mais distante. A alta variabilidade dentro e entre populações pode indicar que esteja havendo reprodução tanto sexuada como assexuada em isolados de S. sclerotiorum da região do entorno de Brasília DF.

ASSUNTO(S)

sclerotinia sclerotiorum microssatélites bioquimica 1.sclerotinia sclerotiorum 2.feijão - melhoramento genetico sclerotinia sclerotiorum microsatellite

Documentos Relacionados