Análise de Fragilidade Ambiental com Métodos Multicritério - críticas e proposta metodológica / Environmental Fragility Analysis with Multi-Criteria Methods Critiques and Methodological Proposal.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

28/02/2011

RESUMO

A tentativa de apre(e)nder o território por técnicas, para posterior modificação e intervenção, é um fato que, para alguns pesquisadores, tornaram o homem humano. O entendimento do que cerca um grupo de indivíduos pode levar, no entanto, a uma leitura determinista ou mesmo uma sobreposição sem critério dos elementos considerados, o que leva a distorções no entendimento do complexo sistema dito ambiental. Assim, não basta que haja coleta de dados e sua simples superposição, e para dados espaciais, o acúmulo de mapas: são necessários critérios técnicos, sociais e econômicos, bem como a discussão conceitual-metodológica sobre a representação do Espaço Geográfico. Por meio de teorias e orientações metodológicas, tal apreensão pode se dar não somente apropriando-se das partes componentes do sistema, mas sim da integração entre eles, como na Cartografia de Síntese. Desta forma, métodos são necessários para a reorganização deste, transformando dados em informações (e estas em conhecimento), permitindo que gestores e população possam pensar, analisar e agir no seu Espaço. Para isso, os métodos multicritérios possibilitam romper com as representações estáticas do meio, superando o paradigma de inventário, sendo este um dos objetivos da presente tese, a partir dos pressupostos da Fragilidade Ambiental e da utilização dos métodos multicritério da Combinação Linear Ponderada e da Média Ponderada Ordenada, o que gera o Mapa de Fragilidade Ambiental para parte da Bacia do Rio Monjolinho, em São Carlos SP, ancorados na abordagem Ecodinâmica. Desta forma, além do produto cartográfico que pode subsidiar ações do poder público, foi possível a comprovação da hipótese de que adoção de um destes métodos, a partir do seu arcabouço teórico e articulação metodológica, possibilita caminhar rumo ao principal objetivo da Cartografia de Síntese e também do Planejamento, seja o urbano ou ambiental: a reintegração de variáveis que se concretizam territorialmente de maneira una e não isolada, podendo com o uso do método da Média Ponderada Ordenada haver a transferência da inteligência coletiva técnica e social para um Sistema de Informações Geográficas.

ASSUNTO(S)

planejamento físico-ambiental geoprocessamento fragilidade ambiental métodos multicritério são carlos (sp) engenharias multi-criteria analysis environmental fragility geographic information systems (gis) são carlos

Documentos Relacionados