Análise de duas técnicas endodônticas em molares decíduos fistulados

AUTOR(ES)
FONTE

RGO, Rev. Gaúch. Odontol.

DATA DE PUBLICAÇÃO

2015-06

RESUMO

OBJETIVO:

A proposta da pesquisa foi acompanhar a area radiolúcida (pixels) na região de furca e a resposta clínica de molares decíduos tratados endodonticamente com diferentes tecnicas simplificadas.

MÉTODOS:

Os tratamentos foram executados sem instrumentação dos condutos e com isolamento relativo, utilizando-se dois medicamentos: G1:Pasta Guedes-Pinto (PG) e G2: Pasta CTZ (CTZ) no preenchimento da câmara pulpar . As áreas radiolúcidas na região de furca dos molares decíduos obtidas das radiografias antes, após 6 meses e 12 meses do tratamento endodôntico foram analisadas no programa Image Tool 3.0 por 2 examinadores cegos. Para analisar a calibração entre os examinadores foi utilizado o teste Kappa e para comparação da imagem radiográfica inicial, após 6 e 12 meses de cada grupo foi utilizado a Análise de Variância e o teste complementar de Tukey. O teste T Student foi usado para comparação entre os grupos.

RESULTADOS:

A redução da área radiolúcida inicial após 6 (p<0,01) e 12 meses (p<0,01) foi observada somente com o uso da pasta CTZ. O emprego da pasta Guedes não resultou em diminuição da área radiolúcida após 12 meses de acompanhamento (p=0,09).

CONCLUSÃO:

A resposta clínica foi semelhante em ambos os grupos, porém apenas os dentes tratados com a pasta CTZ apresentaram redução da área radiolúcida na região da furca após 6 e 12 meses de acompanhamento.

ASSUNTO(S)

dente decíduo saúde pública pulpectomia

Documentos Relacionados