Análise de cantores de baile em estilo de canto popular e lírico:perceptivo-auditiva, acústica e da configuração laríngea
AUTOR(ES)
Zampieri, Sueli A., Behlau, Mara, Brasil, Osíris O. C. do
FONTE
Revista Brasileira de Otorrinolaringologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
2002-05
RESUMO
Objetivo: deste estudo foi verificar os ajustes laríngeos realizados por cantores profissionais do gênero popular durante a imitação do canto em estilo lírico uma vez que muitas vezes ao ouvirmos um cantor popular interpretar uma música clássica percebemos que o mesmo faz modificações em sua qualidade vocal, tentando se aproximar, por imitação, do canto lírico. Forma de estudo: Clínico prospectivo. Material e método: Foram analisados 26 cantores profissionais do gênero popular, 10 homens e 16 mulheres, atuantes em baile. Foi aplicado questionário sobre perfil vocal, realizada análise perceptivo-auditiva e acústica das vozes e avaliação nasofibrolaringoscópica para análise da configuração laríngea nos estilos de canto popular e lírico. Resultado: A análise perceptivo-auditiva revelou que, ao cantar um trecho de música em estilo lírico, o cantor popular muda a qualidade vocal, aumentando o vibrato, o volume vocal, melhorando a ressonância vocal e sobrearticulando mais as palavras. Na análise espectrográfica não foi observada a ocorrência do formante do cantor em nenhuma das vozes. O ajuste laríngeo realizado por cantores populares ao imitarem o estilo de canto lírico foi predominantemente o aumento das constrições ântero-posterior e mediana sendo que a constrição mediana ocorreu mais no sexo masculino. Os valores de jitter e shimmer reduziram significantemente na vogal cantada em relação à vogal falada nas vozes femininas.
ASSUNTO(S)
qualidade da voz treinamento da voz laringe espectrografia
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