Análise da percepção de estresse e recuperação e de variáveis fisiológicas em diferentes períodos de treinamento de nadadores de alto nível

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção de estresse e recuperação, através do questionário RESTQ-Sport, a concentração de cortisol salivar e a atividade plasmática da enzima creatina quinase (CK) em repouso, em 3 diferentes períodos de treinamento de uma temporada (T1,T2 e T3), realizados ao longo de 2 meses, quando os atletas eram submetidos a diferentes níveis de carga de treinamento. Além disso, relacionar a percepção de estresse e recuperação com a concentração de cortisol salivar e com a atividade plasmática da CK em repouso, em T1, T2 e T3. Participaram desse estudo 13 nadadores do sexo masculino com idade média de 17,7 + 1,3 anos, meio-fundistas e fundistas, finalistas de competições nacionais nas suas respectivas categorias. Em T1, os atletas foram submetidos à cargas de treinamento consideradas moderadas durante uma semana. Em T2, foram submetidos à cargas elevadas de treinamento durante uma semana, de volume semelhante e de intensidades superiores, em comparação à T1. Na semana T3, as cargas de treinamento foram reduzidas substancialmente em volume e em intensidade. Poucos dias após T3, os nadadores participaram de uma das principais competições da temporada. Não foram encontradas diferenças significativas em nenhuma das escalas de percepção de estresse e recuperação entre T1 e T2. Entre T1 e T3, foram observadas reduções significativas em algumas escalas de estresse, assim como entre T2 e T3. Também foram observados aumentos significativos nas concentrações do cortisol salivar entre T1 e T2 (0,23 µg/dL + 0,15; 0,38 µg/dL + 0,15), entre T2 e T3 (0,38 µg/dL + 0,15 + 0,47 + 0,19 µg/dL) e entre T1 e T3 (0,23 µg/dL + 0,15; 0,47 + 0,19 µg/dL). A atividade da CK reduziu significativamente de T1 para T3 (289,18 + 112,86 U/L; 167,92 + 57,14 U/L). Os resultados obtidos podem indicar, que diferentes variáveis utilizadas no monitoramento do treinamento esportivo, apresentam diferentes níveis de sensibilidade às mudanças das cargas de treinamento, logo, o monitoramento do treinamento em nadadores de alto nível deve ser realizado de maneira multidisciplinar.

ASSUNTO(S)

esportes treinamento técnico teses. creatina quinase teses. stress (fisiologia) teses. educação física teses. hidrocortisona decs stress (psicologia) teses.

Documentos Relacionados