ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO PRIVATE EQUITY E VENTURE CAPITAL NO UNDERPRICING DOS IPOS DAS EMPRESAS BRASILEIRAS NO PERÍODO DE 2004 A 2007

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

25/11/2008

RESUMO

Este trabalho objetivou verificar se há evidências de que a presença de private equity e venture capital (PE/VC) nas empresas brasileiras contribui para reduzir o underpricing de suas ações durante a oferta pública inicial (IPO). Foram examinadas 98 ofertas públicas iniciais de empresas brasileiras realizadas entre 2004 e 2007, e aplicaram-se testes de diferença entre os subgrupos e modelos de regressão para se testar as hipóteses do estudo, conforme metodologia proposta por Meggison e Weiss (1991). Os resultados dos testes indicam que não há evidências estatisticamente significantes de que a presença de PE/VC influencia o underpricing nas ofertas públicas inicias das ações. Adicionalmente, há evidências de correlação positiva entre as variáveis independentes, "volume capturado na oferta" e "idade da empresa emissora", e a variável de interesse, "underpricing".

ASSUNTO(S)

mercados financeiros e finanças corporativas oferta pública inicial de ações (ipo) venture capital pe/vc venture capital private equity underpricing private equity pe/vc underpricing oferta pública inicial de ações (ipo)

Documentos Relacionados