Análise da influência da massa específica de agregados graúdos provenientes de resíduos de construção e demolição no desempenho mecânico do concreto. / Analyses of the influence of construction and demolition waste coarse aggregate porosity on the mechanical performance of concrete.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Em virtude de muitas dúvidas ainda existentes, referentes ao desempenho e durabilidade dos concretos com agregados de RCD reciclados, sua utilização até o momento é limitada, não chegando aos níveis desejáveis e necessários. Somam-se a essas, a falta de gestão, de ferramentas de controle de qualidade, de normalização e de melhoria nas operações unitárias de beneficiamento do RCD. Os agregados reciclados apresentam características físicas e comportamento bastante heterogêneo, o que dificulta sua utilização com confiabilidade, principalmente em situações que demandam um maior controle e responsabilidade por parte do material empregado, como no caso de concretos estruturais. A porosidade e absorção dos agregados reciclados influenciam, de maneira significativa, as propriedades do concreto fresco e endurecido. Mesmo que estes sejam separados por fases (concreto, argamassa e cerâmica), é possível encontrar porosidades variadas dentro de uma mesma fase. Portanto, não se pode afirmar que o comportamento de concretos com agregados de mesma fase será homogêneo. Por este motivo, para esta pesquisa os agregados reciclados vermelho (predominância visual de cerâmica vermelha) e cinza (predominância visual de materiais cimentícios) foram separados em quatro faixas de densidade (d<1,9; 1,92,5 g/cm³). Foram analisados os resultados de resistência à compressão, módulo de elasticidade, absorção de água, índice de vazios, massa específica e consumo de cimento. Os resultados obtidos nos ensaios de avaliação das propriedades físicas e mecânicas dos concretos usando agregados vermelho e cinza e concretos com agregados convencionais foram analisados para quantificar a influência da porosidade dos agregados. Verificou-se que a influência da natureza mineralógica dos agregados (vermelho ou cinza) influenciou as propriedades de maneira menos intensa que sua porosidade. Além disso, os concretos produzidos com RCD de densidade inferior a 2,2 g/cm3 apresentaram menor resistência e módulo e maior absorção de água, tornando o concreto muito menos eficiente para aplicações estruturais. A separação dos agregados em faixas de densidade garantiu um comportamento bastante homogêneo dos concretos, quando se utilizou agregados da mesma faixa. Com isso, foi possível estabelecer uma correlação entre a porosidade dos agregados e o desempenho mecânico dos concretos. A separação por faixas de densidade se mostrou como um critério confiável de classificação e caracterização dos agregados para a fabricação de concretos, podendo ser utilizado em conjunto com a separação visual normalmente empregada.

ASSUNTO(S)

reciclagem concrete aggregates agregados massa específica construction and demolition waste bulk specific gravity density resíduos de construção e demolição concreto densidade

Documentos Relacionados