Análise da expressão gênica de componentes do sistema calicreína-cininas em depósitos adiposos em sujeitos com síndrome de Cushing. / Analysis of the gênica expression of calicreína-cininas components of the system in adiposos deposits in citizens with syndrome of Cushing.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/12/2011

RESUMO

Os glicocorticóides (GC) têm um papel importante na determinação da distribuição de tecido adiposo e do metabolismo. Indivíduos com Síndrome de Cushing (SC) apresentam um padrão de obesidade central, relacionado a níveis excessivos de glicorcoticoides plasmáticos de origem endógena ou exógena que é reversível após o tratamento ou a retirada dos corticóides. Os mecanismos envolvidos na distribuição do tecido adiposo mediada pelos glicocorticóides não estão completamente compreendidos. O objetivo deste estudo foi quantificar e avaliar os efeitos da exposição crônica ao hipercortisolismo na expressão gênica de componentes do sistema calicreína-cinina em depósitos adiposos de pacientes com síndrome de Cushing. As amostras de tecido adiposo visceral (VAT) e de tecido subcutâneo (SAT) foram obtidas durante a cirurgia abdominal eletiva de pacientes do sexo feminino com síndrome de Cushing (n =9), nos quais o índice de massa corporal (IMC), circunferência abdominal (CA) e cortisol salivar (CTS) foram previamente determinados. A expressão do mRNA de calicreína tecidual e dos receptor B1 e B2 de cininas foram quantificados por PCR em tempo real. A expressão do mRNA do receptor B2 de cininas no SAT e VAT de pacientes com Cushing não foi diferente nos dois compartimentos (p>0,05). A expressão do receptor B1 de cininas mostrou-se diminuída em SAT quando comparada com VAT de pacientes com Cushing (p<0,01). A expressão de calicreína tecidual apresentou um aumento significativo em VAT de pacientes com Cushing (p <0,05). Nossos dados sugerem que o hipercortisolismo crônico,como visto na síndrome de Cushing, está relacionado a um aumento da expressão de mRNA de receptores B1 de cininas e de calicreína tecidual em tecido adiposo visceral (VAT), o principal compartimento responsável por complicações relacionadas com a obesidade e alta mortalidade, enquanto que a expressão gênica do receptor B2 de cininas permaneceu inalterada nos dois compartimentos.

ASSUNTO(S)

cininas síndrome de cushing expressão gênica tecido adiposo outros kinin cushings syndrome gene expression adipose tissue

Documentos Relacionados