Analise da curva de melting para o screening dos genotipos A, D e F do virus da hepatite B em pacientes de um hospital geral do sul do Brasil.

AUTOR(ES)
FONTE

Arq. Gastroenterol.

DATA DE PUBLICAÇÃO

2013-09

RESUMO

Contexto O vírus da hepatite B pode causar hepatite fulminante, cirrose e carcinoma hepatocelular, sendo uma das causas mais frequentes de doença aguda e crônica do fígado. As variantes genéticas do VHB podem ser determinantes para a evolução da doenças assim como para a eleição da terapêutica. Objetivos O objetivo deste estudo foi padronizar e avaliar uma metodologia “in house”, através da utilização da curva de melting de reação em cadeia da polimerase (PCR) em tempo real (qPCR), como rastreamento para análise dos genótipos A, D e F do vírus da hepatite B em pacientes do Rio Grande do Sul. Métodos Foram avaliados 104 pacientes supostamente com infecção crônica pelo VHB. O DNA foi extraído com kit comercial, os genótipos e as mutações foram determinados utilizando diferentes protolocos baseados em PCR. Resultados Foi padronizada uma metodologia baseada em PCR para a análise dos genótipos A, D e F do VHB. A técnica consistiu de uma PCR Nested incluindo uma etapa final de PCR em tempo real Multiplex, utilizando a curva de melting como ferramenta para a definição dos fragmentos. Foi observada uma maior frequência do genótipo D (44,4%), seguido do genótipo A (22,2%) e do genótipo F (3,7%) na amostra analisada. Conclusão O ensaio padronizado fornece um método rápido e preciso para diferenciar genótipos do VHB mais frequentes no sul do Brasil – A, D e F – usando um PCR Nested Multiplex com primers específicos, o qual apresenta potencial aplicação na prática clínica.

ASSUNTO(S)

virus da hepatite b analise da curva de melting genotipos reacao em cadeia da polimerase em tempo real rio grande do sul, brasil

Documentos Relacionados