Análise constitutiva do discurso das mães de crianças em tratamento fonoaudiológico sobre a interação com o profissional

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

26/03/2010

RESUMO

O objetivo desse estudo foi analisar sob a perspectiva das Teorias Linguísticas da Gramática Sistêmico-Funcional, da Semiótica Social e da Análise Crítica de Discurso, os textos resultantes das entrevistas com as mães de crianças em tratamento fonoaudiológico com o pesquisador sobre interação, em uma clínica conveniada com a rede pública de saúde, e a linguagem que permeia essa interação, utilizando como base a macro-análise ou análise discursiva. A micro-análise ou análise semântica dos textos foi utilizada para identificar: a) as funções de linguagem com base na Gramática Sistêmico-Funcional e analisar os participantes e os processos ligados à metafunção ideacional; b) a polaridade e a modalidade, aspectos estes ligados à metafunção interpessoal; c) os recursos usados nas sequências semânticas das orações e as relações táticas e lógico-semânticas existentes. Estes objetivos foram desdobrados em outros mais específicos, tais como: i) interpretar as formações discursivas identitárias nos discursos; ii) caracterizar o perfil social das mães. A amostra foi caracterizada por textos produzidos por cinco mães, cujos filhos se encontram em tratamento fonoaudiológico em uma clínica conveniada com a rede pública de saúde. A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de gravações em áudio e a pesquisa quantitativa por meio de um protocolo para traçar o perfil social das participantes. Os resultados mostraram as mães como principais participantes, envolvidos em processos mentais, verbais, comportamentais e materiais. Constatamos o seu papel de provedoras de informações sobre a criança por meio das orações como proposições, e o papel da fonoaudióloga como solicitante por informações, mas também como provedora, expressas pela polaridade e pela modalidade. Os discursos das mães revelaram o ponto de vista das mesmas sobre a interação e os textos se configuraram como narrativas de fatos construídos em episódios relacionados à importância, à finalidade das interações e ao tratamento. Concluímos que o modelo de interação mais informativo foi mantido, porém com mudanças consideradas importantes para uma relação mais solidária.

ASSUNTO(S)

análise do discurso teses. fonoaudiólogos teses. interação social teses. relações humanas teses. funcionalismo (linguística) teses. lingüística teses.

Documentos Relacionados