Análise comparativa entre os métodos decomposição em valores singulares e análise de componentes principais envolvendo matrizes esparsas de grande porte

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/07/2011

RESUMO

As técnicas Decomposição em Valores Singulares e Análise de Componentes Principais são oriundas de áreas diferentes e possuem objetivos distintos. Apesar disso, são comumente confundidas. Mais ainda, salvo em trabalhos mais teóricos, poucos estudos sabem quando preterir o uso de uma técnica frente a outra. Perguntas tais como: a escolha não elaborada entre as técnicas pode degradar a qualidade de uma tarefa? e quando utilizar cada uma delas? são negligenciadas na literatura. Além disso, a manipulação e análise eficientes de grandes volumes de dados é hoje um desafio computacional devido à alta dimensionalidade e esparsidade dos dados, o que torna relevante utilizar técnicas que beneficiem tanto o desempenho quanto a qualidade das análises. No entanto, os trabalhos atuais não comparam o uso das técnicas, principalmente, em matrizes esparsas de alta ordem. Assim, nosso trabalho consiste em comparar e verificar diferenças entre as duas técnicas sobre a tarefa de classificação de dados.

ASSUNTO(S)

computação teses. decomposição em valores singulares teses. análise de componentes principais teses. matrizes (matemática) teses.

Documentos Relacionados