Análise comparativa entre fontes de geração elétrica segundo critérios socioambientais e econômicos / Comparative analysis between sources of electricity generation according environmental, social and economic criteria.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

20/09/2010

RESUMO

Este trabalho teve por objetivo verificar a hipótese de que a energia nuclear pode contribuir de forma positiva para a diversificação do setor elétrico brasileiro considerando critérios ligados ao conceito de desenvolvimento sustentável. Os critérios considerados são: emissão de gases do efeito estufa; uso de recursos naturais (área ocupada ao longo do tempo, matéria envolvida na geração de energia e uso de água); critérios sociais (morbidade da população durante operação normal e número de fatalidades em acidentes) e critérios econômicos (custo de geração e eficiência energética e operacional). Os dados foram obtidos na literatura considerando toda a cadeia produtiva e o ciclo de vida para as fontes de energia elétrica hídrica, eólica, nuclear, biomassa, carvão, gás natural e petróleo. Na questão das emissões de gases causadores de efeito estufa, a fonte nuclear tem um dos menores níveis de impacto em toda sua cadeia energética. Em relação uso de recursos naturais, a fonte nuclear ocupa posição mediana. Se diminuir o tempo de armazenamento dos resíduos radioativos, a fonte nuclear pode reduzir este seu impacto drasticamente. Na dimensão social, a opção nuclear ocupa uma posição de impacto abaixo da média, apesar do acidente de Chernobyl. Na dimensão econômica, a opção nuclear se posiciona muito próxima às fontes carvão, biomassa e gás natural, apresentando custos relativamente superiores, porém competitivos. A quantidade gerada de resíduos radioativos de alto nível em uma usina nucleoelétrica é pequena, mas estes devem ser armazenados adequadamente por milhares de anos. A reciclagem de combustível nuclear irradiado é uma alternativa muito interessante sob o ponto de vista socioambiental. A reciclagem desses resíduos em reatores incineradores de resíduos radioativos pode diminuir o volume e o tempo de estocagem para cerca de 500 anos e reduzir consideravelmente este impacto ambiental. Este tempo é similar ao tempo requerido para a decomposição de plásticos, borrachas, pilhas, baterias e metais pesados, cujo controle e disposição ainda são negligenciados por considerável parte da sociedade. Fatores como geopolítica, proliferação, aceitação pública etc, que também afetam tomadas de decisão, não foram abordados neste trabalho.

ASSUNTO(S)

matriz energética sustentabilidade - energia energia nuclear - resíduos the brazilian energy matrix sources of electricity sustainability nuclear energy nuclear waste incineration of radioactive wastes outros

Documentos Relacionados