AnÃlise comparativa do perfil de seguranÃa e eficÃcia analgÃsica da S(+) cetamina com ou sem morfina na anestesia peridural para histerectomia abdominal. / Comparative Analysis of the Profile of Safety and analgesic efficacy of S (+) ketamine with or without morphine in epidural anesthesia for Abdominal Hysterectomy.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

18/05/2009

RESUMO

A s(+)cetamina à o isÃmero levÃgiro da cetamina, antagonista do receptor NMDA para glutamato que està envolvido na gÃnese e manutenÃÃo do processo doloroso. A analgesia multimodal consiste na utilizaÃÃo de combinaÃÃo de fÃrmacos objetivando controle adequado da dor com reduÃÃo dos efeitos adversos. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficiÃncia da s(+)cetamina isoladamente e da associaÃÃo morfina/cetamina comparadas à morfina isoladamente combinadas a mistura enantiomÃrica de bupivacaÃna (R75l25%) na anestesia peridural e analgesia pÃs-operatÃria em pacientes submetidas à histerectomia abdominal. Foi realizado estudo prospectivo, duplo cego e aleatÃrio, com aprovaÃÃo do Comità de Ãtica e Pesquisa da Universidade Federal do CearÃ. Participaram do estudo 36 pacientes ASA I ou II com idade de 20 a 60 anos submetidas à histerectomia abdominal com anestesia peridural. As pacientes foram alocadas em trÃs grupos: Grupo 1 - Grupo Cetamina (GC): administraÃÃo de mistura enantiomÃtrica (R75-S25) de bupivacaÃna associada à s(+)cetamina; Grupo 2 â Grupo Morfina (GM): administraÃÃo de mistura enantiomÃtrica (R75-S25) de bupivacaÃna associada à morfina e Grupo 3 - Grupo Cetamina/Morfina(GCM): administraÃÃo de mistura enantiomÃtrica (R75-S25) de bupivacaÃna associada à morfina e s(+)cetamina. Foram avaliados nÃvel de bloqueio motor e sensitivo, grau de sedaÃÃo e parÃmetros hemodinÃmicos: pressÃo arterial e frequÃncia cardÃaca a cada 15 minutos durante a cirurgia. No perÃodo pÃs-operatÃrio foi avaliado o consumo de analgÃsicos em 6 e 24 horas, alÃm da incidÃncia de nÃuseas, vÃmitos e prurido. A anÃlise estatÃstica foi realizada utilizando os softwares graphpad prisma 4.0 e Excel 2007. NÃo houve diferenÃa entre a idade, tempo cirÃrgico e o estado fÃsico (ASA) entre os grupos (p<0,05). A frequÃncia cardÃaca e pressÃo arterial mantiveram-se dentro dos valores estabelecidos como normal sem variaÃÃo significativa entre os grupos. A avaliaÃÃo da incidÃncia de efeitos adversos (nÃuseas, vÃmitos e prurido) nÃo foi diferente entre os grupos. A analgesia pÃs-operatÃria avaliada por consumo de analgÃsicos nas primeiras 6 horas nÃo foi diferente entre os grupos. Houve maior grau de bloqueio motor no grupo Cetamorf no tempo T15. Houve conversÃo para anestesia geral em 4 pacientes por falha de bloqueio, nos grupos cetamina-morfina (02 pacientes) e morfina (02 pacientes). Os dados sugerem que a adiÃÃo de s(+)cetamina e morfina nas doses avaliadas à segura, eficaz e permite a reduÃÃo de 50% na dose da morfina epidural mantendo-se o perfil de controle de dor no pÃs operatÃrio. No entanto, nÃo se verificou reduÃÃo da incidÃncia de nÃuseas, vÃmitos e prurido.

ASSUNTO(S)

farmacologia morfina s(+)cetamina analgesia mistura enantiomÃtrica (r75-s25) de bupivacaÃna anestesia peridural postoperative analgesia multimodal analgesia morphine s(+) ketamine bupivacaine enantiometric mixture (r75l25%) epidural anesthesia

Documentos Relacionados