Análise comparativa de indicadores de carência habitacional urbana: Fundação João Pinheiro, Fundação SEADE e HABITAT/ONU.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Captar as várias formas impróprias de morar é fundamental para permitir a definição de prioridades pelos órgãos públicos competentes, visto que a construção de novas moradias demanda altos investimentos. Para tanto, é essencial incentivar um rigoroso debate metodológico, com a divulgação dos indicadores, componentes e conceitos utilizados na identificação das carências habitacionais. Nesse sentido, a presente dissertação procura discutir o método de cálculo das carências habitacionais urbanas no Brasil a partir do estudo de três sistemas de indicadores, dois deles desenvolvidos por órgãos oficiais brasileiros a Fundação João Pinheiro e a Fundação SEADE e um desenvolvido por um organismo internacional a Agência das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (HABITAT). O objetivo geral do trabalho é analisar comparativamente os três sistemas de indicadores visando a um aprimoramento metodológico, e os objetivos específicos, identificar as carências avaliadas por cada um deles e comparar os indicadores utilizados, com base em critérios de seleção de indicadores previamente definidos. Como resultados da pesquisa, foi possível confirmar que os três sistemas de indicadores identificam carências habitacionais semelhantes, porém utilizando indicadores diferentes.

ASSUNTO(S)

engenharias housing needs habitação social fundação seade habitat fundação joão pinheiro fundação seade carências habitacionais fundação joão pinheiro housing deficit un-habitat housing conditions

Documentos Relacionados