AnÃlise comparativa das temperaturas das polpas digitais entre gestantes hipertensas e normativas usando termografia de infravermelho / Comparative analysis of temperatures of fingertips between normotensive and hypertensive pregnant women using infrared thermography.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

30/04/2010

RESUMO

Os dados do MinistÃrio da SaÃde apontam a hipertensÃo arterial (HA) como a maior causa de morte materna no Brasil, sendo responsÃvel por 35% da taxa de 140-160 mortes maternas por 100.000 nascidos vivos, sendo sua origem, ainda, motivo de discussÃo. Com a finalidade de buscar novos elementos que permitam o entendimento desta patologia, comparamos as mÃdias das temperaturas das polpas digitais (Tp) de 81 gestantes, 50 normotensas (grupo A) e 31 hipertensas (grupo B), obtidas com termografia de infravermelho. O coeficiente de Pearson mostrou correlaÃÃo positiva entre a pressÃo arterial mÃdia e a pressÃo arterial sistÃlica (r= 0,95), pressÃo arterial diastÃlica (r=0,98) e para a mÃdia das temperaturas cutÃneas das polpas digitais (r=0,98 ). O teste t de student usado para comparaÃÃo de Tp dos grupos A e B foi estatisticamente significante (p = 0,002). A sensibilidade foi de 80%, especificidade de 48%, o VPP de 49%, o VPN de 80%, acurÃcia de 60,5%. A chance de uma paciente estar hipertensa para uma Tp acima de 34,1ÂC à de 1,6 vezes maior. ConcluÃmos a partir dos dados analisados que a mÃdia das Tp de gestantes normotensas à significativamente menor que as mÃdias das Tp de gestantes hipertensas, e que a Tp medida com termografia de infravermelho pode ser um bom preditor para triagem de pacientes normotensas que podem tornar-se hipertensas no decorrer da gravidez.

ASSUNTO(S)

ciÃncias da saÃde hipertensÃo gravidez termografia infravermelho temperatura cutÃnea. hypertension pregnancy infrared thermography skin temperature.

Documentos Relacionados