Análise comparativa das distribuições espaciais de moléculas envolvidas na migração e invasão de um tumor cerebral de rato in vivo. / Comparative analysis of spatial distribution of molecules related to migration an invasion in a rat brain tumor in vivo.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

O Glioblastoma multiforme (GBM) é o mais maligno tumor cerebral e apresenta uma alta capacidade proliferativa, invasiva e angiogênica. Neste estudo foi avaliada a distribuição espacial de moléculas envolvidas nesses processos num modelo de GBM de rato in vivo (C6). Por imunohistoquímicas observou-se que o tumor foi capaz de expressar diferentes elementos de matriz extracelular (colágenos I, III e IV, fibronectina, tenascinas C e R, vitronectina e proteoglicanos), moléculas de adesão (RHAMM, CD44 e integrinas) e a enzima proteolítica MMP-2. Esses elementos parecem se organizar num padrão pericelular nas células invasivas das bordas do tumor e nas células C6 migrando pelos vasos. A expressão de moléculas de adesão mostrou que o RHAMM pode ter um papel mais importante que o CD44 no reconhecimento do ácido hialurônico. A expressão de flt-1 e flk-1 pelas células tumorais sugere um papel desses receptores do VEGF não apenas na proliferação endotelial, mas também na proliferação tumoral. Todas as moléculas aqui analisadas são potenciais alvos terapêuticos futuros.

ASSUNTO(S)

extracellular matrix células cultivadas de tumor rat angiogenesis moléculas de adesão celular angiogênese ratos tumor cultivated cells adhesion molecules central nervous system matriz extracelular sistema nervoso central

Documentos Relacionados