Amores contemporâneos: uma arquegenealogia do dispositivo amoroso em diálogos de filmes hollywoodianos
AUTOR(ES)
Elimárcia Aguiar Leite
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009
RESUMO
O amor romantizado de nossa contemporaneidade, expresso por meio dos filmes de romance, reflete, em sua maioria, um ideal de amor e felicidade. Diante disto, proponho neste trabalho a análise do discurso amoroso tal como é veiculado nos filmes de romance hollywoodianos. Busco compreender como este discurso sobre o amor estabelece-se e a que exigências da cultura ele responde, bem como observar os recortes discursivos que, no caso, constroem a naturalização de conceitos e conseqüentemente de valores que perduram socialmente de forma a constituir sujeitos submetidos a uma normatividade amorosa. Para tanto, adotei o método arquegenealógico de Foucault, considerando que esse faz insurgir os saberes excluídos pela normatização da racionalidade, bem como nos faz perguntar sobre como se constituem as relações de poder que mantêm, em certo momento, determinados discursos como hegemônicos. O resultado desta pesquisa, obtido por meio da análise discursiva dos filmes, é a constatação do reforço normatizador a que os sujeitos representados nos filmes encontram-se atrelados, e consequentemente a frequente enunciação de si enquanto sujeito que só é feliz se vive um grande amor
ASSUNTO(S)
dispositivo psicologia subjetivação cinema movie love subjection divice amor
ACESSO AO ARTIGO
http://www.bdtd.ucb.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1133Documentos Relacionados
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