Ambivalencias de las exhibiciones gimnásticas durante la dictadura cívico-militar en Uruguay (1973- 1985)

AUTOR(ES)
FONTE

Rev. Bras. Hist. Educ.

DATA DE PUBLICAÇÃO

14/01/2019

RESUMO

Resumo: A ginástica, na sua condição moderna, não deixou de se estabelecer entre a preocupação ética e estética do cuidado e modelagem do corpo. As grandes realizações características das exibições ginásticas tratam disso, articuladas entre a promoção, difusão e educação a partir de um modelo de corpo-homem-mulher-cidadão colocado no tempo e no espaço. No Uruguai, a última ditadura cívico-militar (1973-1985) foi um período de exaltação e promoção dessas exibições em todo o país. Este trabalho trata das ambivalências na recepção desta política de Estado por parte de quem fez parte das seleções de ginástica, que foram obrigados a cumprir um mandato estadual no qual, em compensação, acabaram encontrando possibilidades de reunião, criação e lazer.Abstract: Gymnastics, in its modern condition, has constantly placed itself between the ethical and aesthetic concerns over the body’s care and molding. Great shows, which are typical of the gymnastics exhibitions, are a testimony of this, promoting, communicating and educating from a body model that represents the man-woman citizen in its time and space. The last civil- military dictatorship in Uruguay (1973- 1985) was a period of exaltation and promotion of these exhibitions all over the country. This paper deals with the ambivalence this state policy generated within the members of gymnastics teams, compelled to obey a state command but who had, on the other hand, chances to meet, create and be entertained in return.

Documentos Relacionados