Alterações morfofisiológicas e bioquímicas em sementes de mamona (Ricinus communis L.) submetidas à Radiação gama Cobalto60 / Alterações morfofisiológicas e bioquímicas em sementes de mamona (Ricinus communis L.) submetidas à Radiação gama Cobalto60 / Morphophysiological and biochemical changes in castor bean seeds (Ricinus communis L.) subjected to gamma Radiation Cobalt-60. / Morphophysiological and biochemical changes in castor bean seeds (Ricinus communis L.) subjected to gamma Radiation Cobalt-60.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

01/03/2012

RESUMO

O presente estudo teve por objetivo avaliar a radiossensibilidade de sementes de mamona cultivar IAC80 submetida a diferentes doses de radiação gama cobalto60. Primeiramente foi feita a remoção mecânica da carúncula das sementes, foram préembebidas por 24h em água destilada e irradiadas com radiação gama cobalto60 (0, 50, 100, 150 e 200 Gy) e posteriormente semeadas em bandejas de isopor contendo solo. Foram feitos testes de condutividade elétrica, emergência e índice de velocidade de emergência, análises de crescimento e análise das enzimas antioxidantes (SOD, CAT e APX) avaliadas nas folhas e nas raízes de plântulas de mamona. Os resultados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey (5%). A condutividade elétrica não foi afetada pelas doses de radiação utilizadas. Os resultados mostraram que a radiação gama afetou negativamente o desenvolvimento das plântulas, sendo que a dose de 200Gy reduziu significativamente a emergência e o índice de velocidade de emergência. As características morfofsiológicas apresentaram redução do tamanho das plântulas conforme o aumento das doses de radiação. Na atividade das enzimas antioxidantes, a superóxido dismutase apresentou diferença significativa apenas na dose de 200Gy, para as folhas, não sendo significativa nas raízes. A atividade da enzima ascorbato peroxidase mostrou aumento da atividade nas folhas conforme o aumento da dose de radiação. Já a atividade da catalase não mostrou diferença significativa quando exposta a diferentes doses de radiação gama tanto em folhas quanto em raízes. A partir do exposto pode-se concluir que as doses de radiação gama Co60 utilizadas neste estudo mostraram ter um efeito negativo sobre as características morfofisiológicas avaliadas neste trabalho. Quanto à atividade das enzimas antioxidantes (SOD e APX), a parte aérea das plântulas de mamona se mostrou mais sensível às doses de radiação gama Co60 utilizadas.

ASSUNTO(S)

enzimas antioxidantes iac 80 radiossensibilidade mamoneira fisiologia vegetal antioxidant enzymes iac 80 radiosensitivity

Documentos Relacionados