AlfabetizaÃÃo e letramento: a formaÃÃo de alfabetizadores na perspectiva do programa mineiro âAlfabetizaÃÃo no tempo certo"

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

17/02/2012

RESUMO

Este trabalho aborda as propostas de alfabetizaÃÃo e letramento nas polÃticas educacionais, com Ãnfase nos seus desdobramentos em Minas Gerais, e com especial interesse na formaÃÃo continuada de professoras alfabetizadores dos primeiros do Ensino Fundamental de 9 anos. Trata-se de pesquisa qualitativa, fundamentada principalmente nos trabalhos de Magda Soares, SÃrgio Leite, Ãngela Kleiman e na abordagem histÃrico-cultural de Vigotski em que, atravÃs do acompanhamento das reuniÃes de MÃdulo II, de formaÃÃo continuada, busca-se analisar as propostas de instrumentalizaÃÃo conceitual e tÃcnica do trabalho das docentes de uma escola estadual mineira. Utilizamos como procedimentos a anÃlise documental e a observaÃÃo participante nestas reuniÃes, buscando compreender a problemÃtica investigada, que se refere Ãs concepÃÃes de alfabetizaÃÃo e letramento das professoras de crianÃas na fase inicial de alfabetizaÃÃo e Ãs formas pelas quais elas discutem-nas e buscam colocÃ-las em prÃtica. Com as anÃlises do material empÃrico, foi possÃvel identificar o lugar destinado aos materiais fornecidos pela Secretaria do Estado de EducaÃÃo de Minas Gerais para fundamentar as prÃticas pedagÃgicas (os Cadernos do Centro de AlfabetizaÃÃo e Letramento da Universidade Federal de Minas Gerais-Ceale/UFMG- e o material produzido para o programa de IntervenÃÃo PedagÃgica- PIP), bem como as concepÃÃes das participantes das reuniÃes sobre alfabetizaÃÃo e letramento. Os resultados desta pesquisa indicam a necessidade de se estruturar e refletir sobre a possibilidade do trabalho coletivo na escola, contribuir com o desenvolvimento dos docentes e organizar prÃticas pedagÃgicas mais consistentes e coerentes com as reflexÃes teÃricas. Esta organizaÃÃo pode favorecer a superaÃÃo de certas tendÃncias observadas no contexto das reuniÃes de formaÃÃo docente: como a tÃmida abordagem dos materiais disponibilizados e das contradiÃÃes evidenciadas nas concepÃÃes de alfabetizaÃÃo e letramento explicitadas pelas docentes, questÃes estas que merecem ser problematizadas. Pretende-se com este trabalho contribuir para reflexÃes sobre alfabetizaÃÃo e letramento de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental e expandi-las para os processos de implantaÃÃo e implementaÃÃo de polÃticas pÃblicas.

ASSUNTO(S)

nine yearsâ fundamental education initial reading instruction and literacy trabalho coletivo formaÃÃo de alfabetizadores ensino fundamental de 9 anos alfabetizaÃÃo e letramento educacao training for literacy collective work

Documentos Relacionados