Ãleos essenciais de canela, manjerona e anis-estrelado: caracterizaÃÃo quÃmica e atividade biolÃgica sobre Staphylococus aureus, Echerichia coli, Aspergillus flavus e Aspergillus parasiticus. / Essential oils of cinnamon, manjorona and star anise: chemical characterization and biological activity on S. aureus, E. coli, A. flavus and A. parasiticus.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

A atividade microbiana à a principal causa de deteriorizaÃÃo de muitos alimentos e freqÃentemente à a responsÃvel pela diminuiÃÃo de sua qualidade e seguranÃa. Recentemente, hà um crescente interesse no uso de produtos naturais que substituam aditivos quÃmicos, pois esses apresentam elevada toxicidade ao consumidor. Os condimentos possuem comprovada atividade antimicrobiana e, dessa forma, podem ser utilizados como conservantes em alimentos. Neste estudo, objetivou-se avaliar a constituiÃÃo quÃmica e a atividade biolÃgica dos Ãleos essenciais de Origanum manjorona (manjerona), Illicium verum (anis-estrelado) e Cinnamomum zeylanicum (canela), utilizando o mÃtodo de difusÃo cavidade placa Ãgar sobre as bactÃrias Staphylococcus aureus, Escherichia coli e para os fungos Aspergillus flavus e Aspergillus parasiticus,observando-se o crescimento e/ou inibiÃÃo micelial das culturas fungicas, por meio de comparaÃÃo com placa-padrÃo (sem Ãleo). Para a identificaÃÃo e quantificaÃÃo dos constituintes quÃmicos dos Ãleos, utilizou-se um cromatÃgrafo gasoso acoplado a um espectrÃmetro de massa e um cromatogrÃfico gasoso com detector por ionizaÃÃo de chamas (DIC), respectivamente. Os constituintes dos Ãleos essenciais de manjerona, anis-estrelado e canela foram o 4-terpineol, trans-anetol e aldeÃdo cinamico, respectivamente. Nos resultados dos testes in vitro, os Ãleos essenciais de manjerona e canela promoveram efeito inibitÃrio sobre as bactÃrias Staphylococcus aureus e Escherichia coli; porÃm, o Ãleo de canela apresentou melhor efeito inibitÃrio nas menores concentraÃÃes. Jà o Ãleo essencial de anis-estrelado apresentou atividade apenas com Escherichia coli O efeito inibitÃrio dos Ãleos de manjerona, anis-estrelado e canela foi efetivo sobre os fungos Aspergillus flavus e Aspergillus parasiticus. A concentraÃÃo mÃnima inibitÃria pra o crescimento micelial do Aspergillus parasiticus foi de 1 e 0,01 ÂL/mL para os Ãleos de anis-estrelado e canela, respectivamente. Jà a concentraÃÃo mÃnima inibitÃria para o Aspergillus parasiticus foi de 0,25; 2 e 2 ÂL/mL para os Ãleos de canela, anis-estrelado e manjerona, respectivamente. Para o efeito sinergÃstico dos Ãleos sobre as bactÃrias e fungo, nÃo foram observadas diferenÃas, quando comparados com o efeito individual. Foi possÃvel verificar que os Ãleos em estudo apresentaram efeito inibitÃrio sobre os microrganismos estudados, podendo ser considerados, portanto, como uma alternativa no controle microbiolÃgico de alimentos.

ASSUNTO(S)

1. essential oils. 2. anetole. 3. 4-terpineol. 4. cinnamic aldehyde. 5. microorganisms. 1. Ãleos essenciais. 2. anetol. 3. 4-terpineol. 4. aldeÃdo cinÃmico. 5. microrganismos. quimica dos produtos naturais

Documentos Relacionados