Agentes PÃblicos na SeguranÃa Privada: a configuraÃÃo do bico na cidade de Fortaleza / Public Officials in private security: the configuration of odd jobs in Fortaleza

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

22/03/2010

RESUMO

A presente pesquisa teve como objetivo analisar as configuraÃÃes do âbicoâ de policiais militares da cidade de Fortaleza na seguranÃa privada. Foi realizado um panorama dessa atividade que possibilitou enumerar trÃs caracterÃsticas recorrentes do bico em Fortaleza, tais como: as atividades de seguranÃa em estabelecimentos comerciais (casas de show, barracas de praia, restaurantes, salÃo de beleza, mercadinhos, dentre outros), seguranÃa particular (de empresÃrios ou comerciantes) e, por Ãltimo, o âbico veladoâ (fazer policiamento privado em horÃrio de serviÃo, concedendo, nesse sentido, maior atenÃÃo a determinados pontos comerciais). O trabalho revelou que essa prÃtica, em Fortaleza, Ã sustentada tanto por parte dos oficiais militares como pelos PraÃas, e mostrou que ambos formam redes de intermediÃrios ou atravessadores que vendem seguranÃa, principalmente, para empresÃrios e comerciantes. A pesquisa abordou tambÃm a estreita relaÃÃo entre a violÃncia e a expansÃo do bico na cidade, denunciando o reforÃo de uma cultura do medo pautada no sentimento de inseguranÃa. Por fim, o trabalho tratou das implicaÃÃes dessa atividade para os policiais militares em decorrÃncia do CÃdigo Disciplinar e de Ãtica da referida corporaÃÃo. A dissertaÃÃo trabalhou, ainda, com a relaÃÃo entre precariedade do trabalho policial e do trabalho na atividade de seguranÃa privada.

ASSUNTO(S)

sociologia bico policial militar seguranÃa privada odd jobs military police private securuty policiais militares - fortaleza(ce) serviÃos de seguranÃa privada - fortaleza(ce) trabalho nÃo qualificado - fortaleza(ce) violÃncia no ambiente de trabalho - fortaleza(ce)

Documentos Relacionados