Agenda 21 brasileira: estudo de caso dos processos de construÃÃo das agendas 21 locais de dois municÃpios goianos (AnÃpolis e Orizona)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

A Agenda 21 requer mecanismos de planejamento e coordenaÃÃo de aÃÃes que garantam a participaÃÃo dos segmentos sociais relevantes. Consequentemente, pode-se afirmar que o elemento central e distintivo da metodologia proposta para elaboraÃÃo e implantaÃÃes das Agendas 21 Ã a participaÃÃo ampla, em todo processo (confecÃÃo, implantaÃÃo, acompanhamento e avaliaÃÃo), dos atores sociais relevantes, governos, empresas, universidades, sindicatos, ONG s e organizaÃÃes sociais de base como, igrejas e grupos indÃgenas. Assim, o presente trabalho objetivou realizar um estudo de caso sobre os processos de construÃÃo das Agendas 21 Locais dos municÃpios goianos de AnÃpolis e Orizona. Isto Ã, observou as etapas percorridas, os entraves, os atores envolvidos e as aÃÃes recomendadas pelas comunidades nos dois processos e apresenta uma nova proposta metodolÃgica que permita a mitigaÃÃo destes entraves. A metodologia da pesquisa se baseou na observaÃÃo e descriÃÃo dos dois processos de construÃÃo de Agendas 21 Locais. TambÃm foram contemplados os conceitos de desenvolvimento sustentÃvel, Zoneamento EcolÃgico-EconÃmico e Plano Diretor, os dois Ãltimos como formas de subsÃdios para a construÃÃo de Agendas Locais. Pode-se entÃo concluir que o processo de construÃÃo da Agenda 21 Local de AnÃpolis obteve maior Ãxito que o processo de construÃÃo da Agenda 21 Local de Orizona.

ASSUNTO(S)

participaÃÃo social community mobilization ecological and economical zoning zoneamento ecolÃgico - econÃmico meio ambiente - brasil; ecologia; desenvolvimento sustentÃvel â estudo de casos mobilizaÃÃo comunitÃria sustainable development conservacao da natureza social participation

Documentos Relacionados