Africanidade: morte e ancestralidade em Ponciá Vicêncio e Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra / Africanism: dead and ancestry in Ponciá Vicencio and A river called time, a house called earth.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

O presente estudo analisa, numa perspectiva comparativa, as narrativas Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo e Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra de Mia Couto( António Emílio Leite Couto). A hipótese principal da pesquisa é a de que nos textos, cada qual ao seu modo, e compreendidos na esteira das produções culturais da diáspora negra, a morte e ancestralidade, motivos de nossas análises, figuram como temas emergentes de um contexto de ação transnacional da diáspora negra de tal modo que evidenciam as relações conflituosas e encenam os desejos utópicos dos racialmente sujeitados pela modernidade que voluntariamente adulteram, inclusive, os modos de representação literários. Para que se tornasse possível a realização do estudo contamos com os subsídios dos seguintes autores: Stuart Hall, Paul Gilroy, e Èdouard Glissant.

ASSUNTO(S)

africanidade conceição evaristo morte ancestry ancestralidade mia couto africanity conceição evaristo mozambique literature brazilian black literature literatura negra brasileira death literatura moçambicana mia couto

Documentos Relacionados