Adolescentes em conflito com a lei : percepções sobre família, ato infracional e medida socioeducativa
AUTOR(ES)
Nardi, Fernanda Lüdke
DATA DE PUBLICAÇÃO
2010
RESUMO
Este estudo investigou as percepções de adolescentes autores de ato infracional sobre sua própria família, o ato infracional cometido e a medida socioeducativa. Foram realizados estudos de caso com três adolescentes, do sexo masculino, com idades entre 15 e 18 anos, que cumpriam medidas socioeducativas em meio aberto. Os instrumentos utilizados foram uma entrevista semiestruturada, o genograma e o Family System Test (FAST). Foram feitas análises individuais de cada caso e uma discussão integrada, enfocando os contextos de desenvolvimento e a infração juvenil. Foram identificados os fatores de proteção e de risco presentes nos contextos nos quais os jovens estavam inseridos, sendo que as práticas educativas parentais foram percebidas como fator de risco no desenvolvimento destes jovens, enquanto que a medida socioeducativa foi percebida como um importante fator de proteção. Destaca-se a importância de estudos que investiguem os fatores individuais e ambientais envolvidos na problemática da infração juvenil, para que possam ser propostos programas de prevenção e intervenção adequados.
ASSUNTO(S)
adolescente adolescent in conflict with the law family delinquência juvenil percepção social socioeducative measure infraction act família medidas socioeducativas
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/23013Documentos Relacionados
- Ato infracional e medida socioeducativa: representações de adolescentes em L.A.
- Adolescentes em conflito com a lei: percepções sobre a família
- Significações Construídas no Diálogo entre Família, Espera Judicial e Sociedade sobre Adolescentes em Conflito com a Lei.
- Representações sociais de ato infracional e medida sócio-educativa de adolescentes em liberdade assistida
- Adolescência e ato infracional: a família em conflito