Acumulação de capital e inovação tecnológica: a experiência brasileira durante o regime militar 1964-1985 / Income concentration and technological innovation: the Brazilian experience during the military regimen 1964-1985"

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

A acumulação de capital é analisada em meio à busca governamental por inovação tecnológica, no período compreendido entre 1964 e 1985, configurando o crescimento econômico característico do regime militar. A inovação tecnológica esteve subordinada à acumulação de capital e manifestou-se: (a) nas mudanças legislativas e normativas; (b) na elevação da produtividade ou aumento do produto por homem-hora; (c) na diminuição da taxa de emprego e no rebaixamento dos salários. Delfim Netto caracterizava "inovação tecnológica" como uma "maneira de capturar tudo aquilo que os modelos de crescimento econômico não abordaram". São ainda apresentadas, de forma cronológica, as principais leis criadas para o funcionamento econômico, junto com as ações desencadeadas pelos agentes econômicos no período. Analisa-se o comportamento econômico brasileiro por meio de um conjunto de estatísticas sobre: (a) o mecanismo de poupança-investimento; (b) o mecanismo de inflação-distribuição de renda; (c) a deterioração do comércio exterior e (d) o processo de endividamento. Discute-se ao final, a ascensão e queda de um modelo que correlacionava positivamente autoritarismo e crescimento, mostrando não haver relação direta entre a primeira e a segunda idéia, visto que o autoritarismo não produziu apenas desenvolvimento financeiro, mas antes intensificou a dominação social.

ASSUNTO(S)

external indebtedness concentração de renda monopolização industrial crescimento econômico income concentration economic growth endividamento externo. industrial and financial expansion expansão financeira

Documentos Relacionados