ACCELERATION of the LEARNING - pedagogical innovations in the pertaining to school context? / Aceleração da Aprendizagem - resultado de decisões curriculares no contexto escolar?

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Esse trabalho decorre da preocupação com resultados de pesquisas, as quais indicam que, ainda hoje, a educação de nível fundamental continua um grave problema do ensino público brasileiro a ser solucionado. Nesse contexto, privilegiou-se as classes de aceleração da aprendizagem, a qual compôs o cenário educacional cearense de 1998 a 2002, com forte apelo de inovação pedagógica capaz de inserir os alunos defasados no ensino dito regular. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo central explicitar o sentido e o alcance que a implantação desse programa adquire quando preconiza o desenvolvimento de uma escola sem exclusão. A Teoria Crítica ancora esta discussão, cuja análise coloca como questão básica as relações de poder, esclarecendo que as contradições e resistências têm papel de destaque nessa teorização. A metodologia empregada engloba um estudo de caso múltiplo com técnicas da história oral, delineado com base na pesquisa em jornal e bibliográfica, análise documental, conversas informais e entrevistas semi-estruturadas com técnicos das secretarias estadual e municipal, diretores, professores e alunos de uma escola da rede estadual e outra da rede municipal, em Fortaleza. Os resultados esclarecem que, a implantação das classes de aceleração não resolveu o problema da exclusão escolar, notadamente, porque os alunos não retornaram, em sua grande maioria, ao ensino regular.

ASSUNTO(S)

educação e estado-fortaleza(ce) currículo ensino fundamental-estudo e ensino-fortaleza(ce) aceleração da aprendizagem métodos acelerados do ensino-fortaleza(ce) curriculum pedagogical innovations inovação pedagógica acceleration of the learning educacao

Documentos Relacionados