âCarcinofauna associada ao fital Caulerpa racemosa (Forsskal) J. Agardh e Bryopsis spp. Do arquipÃlago de SÃo pedro e SÃo Paulo - Brasil"

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

O fital à um habitat do ambiente marinho que serve de morada, abrigo e alimentaÃÃo para a fauna e a flora relacionadas a ela. O ArquipÃlago de SÃo Pedro e SÃo Paulo (ASPSP) possui uma alta biodiversidade e, por ser um local geograficamente isolado, ainda hà muito do que se conhecer e explorar. As macroalgas abrigam grande quantidade de animais, tendo suma importÃncia na cadeia alimentar do local. O presente trabalho vem contribuir com a ampliaÃÃo dos conhecimentos dos crustÃceos, sendo o primeiro a inventariar os crustÃceos associados Ãs macroalgas do ASPSP. As plantas foram coletadas aleatoriamente no fundo da enseada e na parte do costÃo prÃximo à superfÃcie da Ãgua onde sofrem aÃÃo das ondas na marà baixa. Foram utilizados sacos plÃsticos para remover as algas manualmente, depois foram acondicionadas em vasilhas plÃsticas e posteriormente fixadas. Em laboratÃrio o processamento das amostras envolveu lavagens sucessivas das plantas e retenÃÃo da fauna em peneiras com tela de ânylonâ com 500 m de abertura de malha, e a carcinofauna foi separada em grandes grupos e identificados em nÃvel de espÃcie, quando possÃvel. Foi encontrado um AlfeÃdeo do gÃnero Synalpheus, o MajÃdeo Mithraculus forceps (A. Milne Edwards, 1875), o GrapsÃdeo Plagusia depressa (Fabricius, 1775), o XantÃdeo Nanocassiope melanodactyla (A. Milne-Edwards, 1867). Para os AnfÃpodos foram encontrados da famÃlia Amphithoidae exemplares do gÃnero Amphitoe e Cymadusa. Hyale sp. e Hyale macrodactyla Stebbing, 1899 da famÃlia Hyalidae e Elasmopus sp., Elasmopus brasiliensis (Dana, 1855), Elasmopus rapax Costa, 1853, E. pectenicrus (Bate, 1862), E. spinidactylus Chevreux, 1907 e Elasmopus brasiliensis (Dana, 1855) representantes da famÃlia Melitidae. Os Isopoda Asselota Joeropsis sp. tambÃm apareceram nas amostras. Os Tanaidacea estiveram representados com exemplares de Psamokalliapseudes granulosus, Leptochelia dÃbia, Calozodion sp. e Pseudosphyrapus sp. O ArquipÃlago de SÃo Pedro e SÃo Paulo possui um registro de 32 espÃcies de CrustÃceos; com o presente trabalho essa lista de espÃcies aumenta para 40, registrando mais oito novas ocorrÃncias e dez novos gÃneros que nÃo foram possÃveis de identificar em nÃvel especÃfico. Os Amphipoda, Isopoda e Tanaidacea citados sÃo registrados pela primeira vez para o ArquipÃlago.

ASSUNTO(S)

carcinofauna - arquipÃlago de sÃo pedro e sÃo paulo.brasil macroalgas - arquipÃlago de sÃo pedro e sÃo paulo.brasil crustÃceos - arquipÃlago de sÃo pedro e sÃo paulo.brasil oceanografia oceanografia

Documentos Relacionados