A voz poética dos protagonistas: a (re)construção do real em La ocasion, de Juan José Saer, e em Dom Casmurro, de Machado de Assis
AUTOR(ES)
Raquel Alves Mota
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
28/02/2011
RESUMO
Analisa-se a voz poética dos narradores de La Ocasión, de Juan José Saer, e de Dom Casmurro, de Machado de Assis. Assim, o primeiro passo consta da pesquisa e estruturação narratológica da postura desses narradores heterodiegético e homodiegético, respectivamente. A voz narrativa se mostra como o princípio para se consolidar o estudo da poética que dimana dos protagonistas dos romances, na medida em que a manifestação dessa voz subsidia a tese de que os protagonistas se projetam no relato de suas histórias. A partir disso, visualiza-se como Bianco, em La Ocasión, imiscui sua perspectiva ficcional no relato dirigido pelo anônimo narrador heterodiegético e, assim, discute e consolida os pontos críticos que Saer defende em seus ensaios. Quanto ao romance Dom Casmurro, analisa-se, nele, o distanciamento entre narrador e personagem, embasado, teoricamente, no conceito bakhtiniano de exotopia, que favorece enxergar a postura poética do narrador Dom Casmurro na preocupação iterativa de formulação do relato que escreve.
ASSUNTO(S)
saer, juan josé, 1937-2005. ocasion crítica e interpretação teses. assis machado de, 1839-1908. dom casmurro crítica e interpretação teses. literatura teses. análise do discurso narrativo teses. narrativa (retórica) teses. ponto de vista (literatura) teses. personagens literários teses. literatura comparada argentina e brasileira teses. literatura comparada brasileira e argentina teses.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8EHLWUDocumentos Relacionados
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