A voz da Argélia. A propaganda revolucionária da Frente de Libertação Nacional argelina no Brasil. Independência nacional e revolução socialista (1954-1962)

AUTOR(ES)
FONTE

Estud. hist. (Rio J.)

DATA DE PUBLICAÇÃO

2017-08

RESUMO

Resumo Este trabalho tem como objetivo apresentar novas perspectivas sobre as revoluções na América Latina e no Norte da África, analisando as circulações de pessoas e ideias de 1954 a 1962. Anterior à Revolução Cubana, a Guerra da Argélia (1954-1962) mobilizou os corações e mentes de políticos e intelectuais latino-americanos. Além de intelectuais argelinos, o movimento revolucionário contou com o apoio de letrados oriundos de outras colônias francesas, bem como da América Latina. Neste artigo enfatizamos a participação de intelectuais brasileiros. O ponto de partida é a atuação da Frente argelina de Libertação Nacional na América Latina através de seu órgão oficial, o jornal El Moudjahid, bem como de jornais brasileiros. Buscamos mostrar como pensadores socialistas das décadas de 1950 e 1960 discutiram a guerra de independência da Argélia.

ASSUNTO(S)

movimentos revolucionários nacionalismo socialismo intelectuais propaganda política frente de libertação nacional argélia

Documentos Relacionados