A voz como revelação do corpo : saúde e verdade na pedagogia vocal do ator
AUTOR(ES)
Melo, Leonor Cristina Cabral de
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011
RESUMO
Este trabalho apresenta uma análise de como os discursos do corpo, da saúde e da verdade, se configuram e entrelaçam no campo da pedagogia vocal do ator, através de três enunciados: os enunciados da voz como corpo, dos cuidados com a voz, e da voz reveladora da verdade do ser, presentes nas práticas discursivas dos manuais de voz destinados aos atores, professores e preparadores vocais que atuam nesse campo pedagógico. A partir da configuração apresentada, o trabalho expõe uma análise das condições que possibilitam tais enunciados de serem ditos no campo pedagógico em questão, e as possibilidades de constituição dos sujeitos desse campo a partir dos discursos formados por tais enunciados. As inquietações sobre a constituição dos sujeitos do campo da pedagogia vocal do ator problematizadas nesta dissertação surgiram da prática docente da pesquisadora, que é atriz, cantora e professora de teatro. A experiência pedagógica instigou duas questões: como o que é dito aos atores sobre suas vozes se relaciona aos possíveis modos de ser ator, e como a pedagogia vocal do ator se relaciona às outras pedagogias do ator. A metodologia desenvolvida para tentar dar conta destas questões inspirou-se na análise discursiva tal qual a compreende Michel Foucault.
ASSUNTO(S)
theater pedagogy foucault, michel, 1926-1984 pedagogia teatral voz voice body corpo health saúde análise do discurso truth discourse analysis michel foucault
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/29941Documentos Relacionados
- Os Princípios da ressonância vocal na ludicidade dos jogos de corpo-voz para a formação do ator.
- Dança vocal : a voz do movimento, o movimento da voz
- A voz integrada: uma análise das proposições de Grotowski, Barba e Staniewski para o treinamento vocal e sua aplicação na preparação do ator.
- Atuação fonoaudiologica na preparação vocal do ator
- Fisicidade e imaginação : a construção do corpo-mente organico do ator