A vida em suspensão: ‘Fale com ela’ e os sentidos da morte
AUTOR(ES)
Carneiro, Rosamaria
FONTE
Interface (Botucatu)
DATA DE PUBLICAÇÃO
2015-09
RESUMO
Este artigo pretende refletir sobre as múltiplas acepções de morte na contemporaneidade, a partir da obra cinematográfica ‘Fale com ela’, de Pedro Almodóvar. Para tanto, dialoga com o filme e com a leitura socioantropológica de Menezes sobre ‘boa morte’, ‘morte moderna’ e ‘morte pós-moderna’, tomando as considerações sobre a noção de pessoa e de naturalidade. Esse esforço termina por resultar, ao final, em outra aproximação entre o morrer, o viver e o nascer nos dias atuais, pensando em suas aproximações e semânticas na atualidade
ASSUNTO(S)
‘fale com ela’ morte vida pessoa
Documentos Relacionados
- Silêncio e (meta)linguagem em "Fale com ela"
- OS SENTIDOS DO ALÉM OS IMAGINÁRIOS DA VIDA APÓS A MORTE NOS DISCURSOS DA IGREJA E EM NARRATIVAS DE INDIVÍDUOS
- Escritas da suspensão: a aventura da escrita entre antigos, modernos e O Amanuense Belmiro
- Escutando silêncios ou "eu vi a cara da morte e ela estava viva"
- Os agentes funerários e a morte: o cuidado presente diante da vida ausente