A vanguarda concretista no contexto da literatura cearense / The Concrete avant-garde in the context of CearaÂs literature

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

30/03/2012

RESUMO

O Concretismo foi um movimento vanguardista importante para a literatura brasileira. Surgiu nos anos 50 e opÃs-se, principalmente, à poesia tradicionalista da âGeraÃÃo de 45â, rompendo com o uso de formas fixas e com a predominÃncia do verso e passando a valorizar a utilizaÃÃo do espaÃo grÃfico-visual, o carÃter sintÃtico da construÃÃo e outros artifÃcios que possibilitassem a criaÃÃo de uma poesia dotada de objetividade. Nesta pesquisa, analisam-se as manifestaÃÃes da poesia concreta no contexto da literatura cearense. Depois de SÃo Paulo e do Rio de Janeiro, o Cearà foi o estado que mais contribuiu para a atuaÃÃo do Concretismo no paÃs, ressaltando-se que ocorreram duas Mostras de Arte Concreta no estado, a primeira jà em 1957, apenas um ano depois do lanÃamento oficial do movimento em SÃo Paulo e a segunda em 1959. Os poetas AntÃnio GirÃo Barroso, Josà Alcides Pinto, HorÃcio DÃdimo e Pedro Henrique Saraiva LeÃo participaram do movimento no estado e sÃo os poetas que compÃem o corpus desta pesquisa. O CearÃ, assim como SÃo Paulo e Rio de Janeiro, participou dos anseios desenvolvimentistas da dÃcada de 50, o que favoreceu, na esfera cultural, a abertura para uma proposta de renovaÃÃo como a poesia concreta. A partir da anÃlise dos poemas dos concretistas cearenses, tanto nos anos que antecederam o movimento, como durante e depois do Concretismo, traÃou-se um panorama de como se deu a manifestaÃÃo dessa vanguarda no estado, bem como de suas particularidades locais. Destacaram-se as tendÃncias desses poetas de combinar poemas modernistas e poemas concretistas, a inquietaÃÃo com o que se passava na sociedade, sobretudo na dÃcada de 60, e, a partir dos anos 80, a maior heterogeneidade do estilo e dos recursos utilizados pelos mesmos poetas. Para entender o sentido dessa heterogeneidade, foram discutidas as visÃes de âpoesia pÃs-utÃpicaâ, de Haroldo de Campos, e de âretradicionalizaÃÃo frÃvolaâ, de Iumna Simon. Para finalizar, ressalta-se que, apesar das particularidades do movimento concretista cearense em relaÃÃo ao Concretismo ortodoxo de SÃo Paulo, fica notÃrio que os cearenses tenderam a manter liÃÃes formais importantes para esse movimento, como a valorizaÃÃo da sÃntese e da concisÃo vocabular que incorporaram aos poemas.

ASSUNTO(S)

literatura comparada literatura cearense vanguarda poesia concreta literature of cearà avant-garde concrete poetry barroso,antÃnio girÃo,1914-1990 - crÃtica e interpretaÃÃo didimo,horÃcio,1935- - crÃtica e interpretaÃÃo leÃo,pedro henrique saraiva,1938- - crÃtica e interpretaÃÃo pinto,josà alcides,1923-2008 - crÃtica e interpretaÃÃo poesia concreta brasileira - cearà - sÃc.xx

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