A transição dos discursos nas histórias do super-homem: discursos, verdades e poder nas histórias do herói dos quadrinhos

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

22/08/2011

RESUMO

Na visão de Michel Foucault, o discurso pode ser compreendido como todo conjunto de enunciados que estão em regularidade uns com os outros, tendo em comum a mesma produção de sentidos e estando inseridos na mesma formação discursiva. Toda forma de linguagem que se realiza em um ato de comunicação oral, pictórica ou escrita será disseminadora de discursos, e estes discursos estão atrelados ao contexto sócio-histórico em que as materialidades discursivas são produzidas. Desta forma, uma vez que as histórias do personagem de ficção Super-Homem constituem produção discursiva, elas refletem as relações de poder e os jogos de verdade que estão em operação na sociedade em que são veiculadas. Em nosso estudo, tomando como referenciais saberes inscritos na disciplina Análise do Discurso (AD) e os princípios de proliferação e apropriação dos discursos, propostos por Foucault, bem como as noções de jogos de verdade e relações de poder na perspectiva foulcaultiana, analisamos um corpus constituído por histórias do personagem Super-Homem através das quais foram difundidos discursos que circularam nos Estados Unidos em momentos históricos marcados por mudanças nas relações de poder. Evidenciamos, por meio de nossas análises, que estas histórias do Super-Homem, embora originalmente inseridas em uma formação discursiva de resistência ao poder exercido pela classe dominante, transitaram para uma formação discursiva que alinha discursos de suporte aos posicionamentos político-ideológicos do Estado norte-americano, passando a refletir a postura da própria América perante seu povo e o mundo. A investigação de como se deu esse processo de transição dos discursos do Super-Homem nos levou à conclusão de que qualquer produção discursiva, mesmo uma aparentemente inócua como as histórias de um herói dos quadrinhos, constitui elemento estratégico nas disputas pelo poder entre classes sociais antagônicas.

ASSUNTO(S)

formações discursivas super-homem sociedade poder letras superman discursive formations society power

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