A transformaÃÃo semiÃtica da filosofia transcendental clÃssica / The semiotic transformation of the classic transcendental philosophy.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

07/11/2011

RESUMO

Neste trabalho aborda-se o tema da transformaÃÃo da filosofia realizada por Karl-Otto Apel a partir da radicalizaÃÃo da reviravolta linguÃstico-pragmÃtica atravÃs da demonstraÃÃo do carÃter ineliminÃvel da prÃxis linguÃstica para o saber em geral por meio de uma atitude estritamente autorreflexiva do pensamento unido à linguagem sobre as pressuposiÃÃes irrecusÃveis da argumentaÃÃo enquanto tal. Para tanto, investigam-se os principais delineamentos teÃricos para uma transformaÃÃo semiÃtica da filosofia transcendental clÃssica, especialmente a semiÃtica tridimensional peirceana. Ademais, objetiva-se demonstrar que uma autofundamentaÃÃo reflexiva da filosofia à capaz de justificar inclusive as proposiÃÃes cientÃficas e as normas Ãtico-morais. No final desta pesquisa, aponta-se para a relevÃncia da proposta apeliana ao enfrentar o desafio imposto pela historificaÃÃo do pensar, nÃo por meio de uma postura destranscendentalizante da razÃo, porÃm, pelo caminho de uma fundamentaÃÃo Ãltima nÃo metafÃsica para alÃm das contingÃncias histÃrico-sociais, retomando assim, o especÃfico da reflexÃo filosÃfica enquanto tematizaÃÃo dos princÃpios universalÃssimos de nosso pensar e agir.

ASSUNTO(S)

filosofia fundamentaÃÃo autorreflexiva semiÃtica hermenÃutica pragmÃtica-transcendental. rationale self-reflexivity semiotics hermeneutics pragmatic-transcendental. apel,karl-otto,1922- - crÃtica e interpretaÃÃo teoria do autoconhecimento semiÃtica hermenÃutica transcendentalismo

Documentos Relacionados