A TEOLOGIA DA MISSÃO INTEGRAL:APROXIMAÇÕES E IMPEDIMENTOS ENTRE EVANGÉLICOS E EVANGELICAIS / A TEOLOGIA DA MISSÃO INTEGRAL:APROXIMAÇÕES E IMPEDIMENTOS ENTRE EVANGÉLICOS E EVANGELICAIS

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

A identidade do Movimento Evangélico vem dos puritanos, dos movimentos avivalistas, mas principalmente dos milenarismos que marcaram o final do século XIX e o começo do século XX. Os pressupostos do fundamentalismo foram articulados exatamente para dar sustentação ao anseio escatológico desses grupos. A identidade evangélica se formou a partir dos vexames do fundamentalismo que tentou diminuir o impacto do darwinismo nos Estados Unidos. Os evangélicos se organizaram e mostraram capacidade de mobilização. Seminários, revistas, conferências e eventos evangelísticos tornaram os evangélicos uma força no cenário mundial, principalmente na América Latina. Embora tenham demonstrado maior flexibilidade em interagir com a cultura, os evangélicos mantiveram os pressupostos milenaristas e fundamentalistas. Na América Latina, conseguiram relevante participação no Congresso Internacional de Evangelização em Lausanne, 1974. Foi proposto que a missão da igreja incluísse responsabilidade social com a mesma relevância que a proclamação dos conteúdos da fé. Mesmo tendo chegado tarde ao Brasil, lideranças jovens se mobilizaram em torno da proposta da Missão Integral. Entretanto, a questão sobre o que deve ser considerado prioritário não foi totalmente respondido, gerando decepção e desencorajamento entre evangelicais.(AU)

ASSUNTO(S)

evangélicos ciencias humanas integral mission in latin america milenarismos missão integral na américa latina evangelicals evangelical milleniarisms balance between social responsibility and proclamation of faith congresso de lausanne fundamentalism fundamentalismo equilíbrio entre responsabilidade social e proclamação lausanne congress

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