A tele-fé: religião midiatizada estratégias de reconhecimento de sentidos religiosos de telefiéis do canal REDEVIDA de televisão em Porto Alegre, RS

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Este estudo tem como objeto analisar o fenômeno contemporâneo da religião midiatizada na televisão católica, caracterizado como A Tele-Fé e expressado nas estratégias de reconhecimento de sentidos religiosos e práticas sociossimbólicas religiosas, desenvolvidas por telefiéis católicos do canal brasileiro Rede Vida de Televisão na cidade de Porto Alegre (RS). Sustenta a tese central da presença na sociedade contemporânea de outros modos de fazer religião, através de programas telerreligiosos veiculados na televisão católica, manifestos nas estratégias e operações tecno-discursivas de reconhecimento e construção de sentidos telerreligiosos que realizam seus telefiéis através de práticas sociossimbólicas cotidianas. Propõe apreender analiticamente a processualidade midiática televisiva na sua integralidade, abarcando não só as lógicas discursivas próprias das condições de produção e circulação de seus dos materiais telerreligiosos, mas, sobretudo, analisando as lógicas e modos de ocorrência das condições, estratégias e modos de apropriação e reconhecimento de sentidos telerreligiosos de telefiéis da Rede Vida, através de uma seleção na sua grade de quatro programas de caráter religioso, dois teledevocionais: Terço Mariano e Terço Bizantino e dois de telepregação: O Pão Nosso e Encontro com Cristo. O trabalho estrutura-se em três grandes partes sequenciais: 1. O Discurso, no qual se abordam as implicações teórico-comunicacionais da religião midiatizada desde a perspectiva da teoria dos sistemas e dos campos sociais em relação com os processos de midiatização. Destacam-se as operações, relações e cruzamentos discursivos entre os campos religioso e televisivo. Explicitam-se as matrizes teórico-metodológicas da sociosemiótica discursiva, das mediações socioculturais e das práticas sociossimbólicas cotidianas que servem como suporte teórico na análise dos materiais empíricos. 2. O Cenário, que descreve as relações entre a televisão e a Igreja Católica no contexto brasileiro; aborda as políticas televisivas adotadas pela Igreja Católica e caracteriza as experiências televisivas católicas existentes no país, destacando nelas a presença e atividade do canal Rede Vida. 3. A Experiência, que desenvolve a partir de um olhar quantitativo/qualitativo a parte analítica dos materiais empíricos selecionados. Com o apóio das categorias sociossemióticas, das mediações socioculturais e das práticas sociossimbólicas, caracterizam-se as matrizes discursivas pré-midiaticas destes materiais; a seguir, a partir dos diferentes enunciados discursivos, aprofunda-se analiticamente nas condições e lógicas tecno-discursivas de sua produção televisiva, analisam-se também as características sociodiscursivas dos produtos televisivos ofertados e indaga-se finalmente, a partir das seqüências discursivas de uma amostra restrita de telefiéis residentes em Porto Alegre (RS), pelas suas estratégias de reconhecimento e apropriação dos produtos telerreligiosos ofertados na tela da Rede Vida e pelas práticas sociossimbólicas de sentidos religiosos que eles realizam como outra forma de fazer religião a partir da tecno-interação com o meio televisivo. Evidencia-se como resultado da análise que os telefiéis não só reconhecem e interatuam com os produtos religiosos ofertados pela Rede Vida como afins com sua identidade católica, mas desenvolvem também práticas sociossimbólicas nas que integram sua experiência de sentidos telerreligiosos, com o qual geram outros modos de fazer religião a partir de sua tecnointeração televisiva

ASSUNTO(S)

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